segunda-feira, 27 de abril de 2009

Músicas!(6)

Pois é, dia parado, sai pra dar umas voltas de bicicleta só, mas nada de mais.
Passei umas três vezes na quadra de tênis, o Pierre falou que a tarde ia estar ali do lado, andando de skate, mas nada.
Tava meio ruim de andar de bicicleta, o vento frio, gelando a mão, mas mesmo assim dei umas voltas pela cidade, que é pequena, mas dá pra se perder sim...
A cidade é bem espalhada, tem casa pra tudo que é lado.
Amanhã tem festa do povo, mas amanhã falo disso...

E as músicas!

Pascale Picard - Smilin'

Não dá pra colocar o vídeo aqui, então vai no link do YouTube mesmo...

Pink - Sober



Tá, essa não é nova, e nem toca mais tanto na rádio, mas já ouvi bastante por aqui.

domingo, 26 de abril de 2009

Passeios

Êta final de semana parado...
Antes do almoço fomos dar uma volta de bicicleta. Pegamos umas estradas no meio do nada, cheias de Dente-de-Leão. Inúmeros no chão e vários voando, quase nuvens de Dentes-de-Leão.
Tudo florido, é bonito que só. Mas várias árvores já estão perdendo as flores. As que deram flores logo no começo da primavera, já estão começando a se encher de folhas, e as flores vão perdendo espaço.

Dia desses reparei nos pinheiros em frente de casa, estavam cheios de carocinhos nas pontas dos galhos, cada galho com uns dois ou três desses carocinhos, dava até pra perceber olhando a árvore de longe. Na hora achamos que eram pinhas que estavam para nascer. Hoje fui ver de novo, os carocinhos eram "pacotinhos" de folhas. As pontas dos galhos estão todas verde-claro, dá um contraste legal com as outras folhas, verde-escuras. Dá até pra tirar a capa dos pacotinhos de folhas, parece uma casca bem fininha. Essas coisas de lugares com mais de duas estações (sol e chuva)...

De tarde demos uma volta de carro, pelas cidades aqui em volta, áreas montanhosas bem bonitas.

sábado, 25 de abril de 2009

Fazendas...

Dia em casa, descansando depois de uma semana agitada.

A tarde fomos dar uma volta, achando que não ia ser grande coisa, nem lembrei da máquinha fotográfica... Uma pena, porque passamos em uns lugares super bonitos, cheio de lagos, aqui pertinho e a gente nunca tinha ido.
É uma área de pesca, vimos um pescador no meio do caminho, a gente na estrada, de um lado, e ele do outro lado do lago, com barraca e tudo, e isso só pelo prazer da pesca! Na estradinha tinha também uma homenagem a um jovem da Resistência Francesa que morreu em 1944, e o cara tinha só 17 anos! Em várias cidades a gente vê isso, homenagem a militares e civis da cidade que morreram nas guerras, Primeira, Segunda, guerras na África...

O bonito nos lagos era ver o reflexo das árvores, que na primavera ficam com inúmeros tons de verde. A água bem calma, dava pra ver tudo no reflexo. A gente volta lá essa semana pra tirar foto, com certeza!

Ainda passamos por várias fazendas, muitas abandonadas e muitas com vacas e ovelhas nos campos. Várias casas de fazenda caindo aos pedaços, com pedras e madeiras caidas. E muitos dos animais com filhotes. Vários carneirinhos juntos das ovelhas.

Num campo ainda passamos por um cervo, pelo tamanho devia ser filhote. Quando paramos para observar, ele percebeu a gente e correu pro meio da floresta.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Basel

Fomos levar o Maxime no aeroporto hoje. Ele voltou para o sul, passar o resto das férias com os avós e os amigos.

É uma doidera o aeroporto. Fica na França, perto de Mulhouse, mas é um aeroporto Franco-Germano-Suiço (acho que seria isso), em resumo, o aeroporto fica na França, mas é o aeroporto de Mulhouse(França), Freiburg(Alemanha) e Basel(Suíça). A divisão é tanta que se você embarca na parte Suiça, precisa de passaporte e tudo (na verdade precisava, faz menos de um mês que a Suíça entrou no grupo de países europeus que você pode entrar e sair só com a identidade). A aprte alemã já tinha essa liberação do passaporte a mais tempo.
Tem uma fronteira simbólica no aeroporto. Meio louca a coisa, coisa de europeu mesmo...

Depois que o avião partiu, fomos dar uma volta na Suíça, em Basel, bem pertinho daonde estávamos.
Cidade grande, com um trãnsito meio louco, é carro, ônibus, bicicleta, tramway(misto de bondinho com metrô), pedestre, tudo ao mesmo tempo e no mesmo lugar...

Mas é uma cidade bonita, e bem rica, pelo visto... A quantidade de carrão que a gente viu... Passamos por lojas de carros, cheias de Ferraris e Lamborghinis, só besteira.

A cidade fica na parte da Suíça Alemã. Outra doidera, o país é um ovo e tem a parte Alemã, a Francesa e a Italiana!
Entenda uma propaganda dessas! Sorte que na rádio ainda pegava algumas estações francesas...

Saímos da cidade, andamos um pouco pela estrada, passamos por um túnel (são bem comuns, um país cheio de montanhas dá nisso) e... Saímos na Suíça Francesa!
Demos outra volta por lá, por campos e cidades, fizemos uma participação não intencional em um rally, que tava tendo pela região (vários carros chamativos, com números e motores barulhentos passando pela cidade).

De volta, ainda passamos na casa do irmão do Eric. Eles viajam amanhã de manhã, então já fizemos a última bagunça das férias. A próxima só no verão, quando, provávelmente, a gente vá para o sul visitar todo mundo.

Besançon / Post atrasado

Vo escrever hoje, como se fosse ontem...

Fomos com o Maxime em Besançon, pela terceira vez...
Demos um rolé a pé pelo centro da cidade, bem bonito. Tirei mais fotos, mas as que tinha tirado antes estão melhor, logo, fotos da outra vez que fomos em Besançon.
Logo que chegamos, pessoal fazendo remo.

Universidade de Besançon.


Telhados com inúmeras chaminés. Acho super bonito isso, e bem diferente dos telhados da Alsace

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Feijoada

O pessoal todo veio jantar em casa hoje, feijoada!
Veio o irmão do Eric, a esposa dele, os três filhos e os pais da esposa dele. 12 pessoas pra jantar aqui. Foi feijoada de caminhão.
Mas foi super bacana, a gente jantou, e fomos dar uma volta (a gente é eu, o Gui, Maxime, Pierre Antoine, Gabriele e Clemence). Demos uma volta pela cidade, e conversei pra caramba com o Pierre, o carinha tem 9 anos, mas conversa feito adulto quase. Ele adora o Brasil, e foi me fazendo um monte de perguntas no caminho.
Por que que o Brasil tem duas capitais (Brasília e Rio, ou Sampa, não sei)... Expliquei como era, que a gente tinha uma capital só, mas Brasília é relativamente nova, e ele perguntando... "Mas, eu não entendo isso, pra que que mudaram a capital?", "Ah, pra organizar melhor, pra fazer o pessoal ir mais pro centro do país...". Cheio de coisa do Brasil, o Eric já deu um livro sobre o Brasil pra ele, então ele já conhece um pouco de lá.
Os três são bem legais, mas é com o Pierre que mais converso, brico e bagunço.

Quanto à feijoada, o pessoal gostou, mas falta um pouco da manha da feijoada, misturar tudo, arroz, farofa, feijão... Fazer aquele bolão e comer até sair pelos olhos.

Na volta do passeio fui mostrar umas fotos do Brasil pra eles. Mostrei umas que tinha das férias do ano passado, que fizemos um passeio para Redonda-CE, Ubajara-CE e Sete Cidade-PI. Tinha foto de monte, mas eles viram a maioria. As expressões quando passavam fotos das praias... E ainda fui mostrar os lugares no Google Earth, ai quei o Pierre se animou, pedindo pra mostrar onde a gente morava, a cidade...

O pessoal é bem bacana, isso é bom...

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Colmar/Belfort

Passei para Colmar hoje. Mas dessa vez, sem bicicletas.
Na ida fizemos um caminho um pouco diferente, mais longo mas mais bonito.
Passamos do lado de uma estação de esqui, incrível como ainda tem neve por lá. Tudo bem que é pouca neve e é velha e suja, mas ainda não derreteu toda!

Nem tirei tantas fotos dessa vez, da outra que fomos tirei foto de sobra.
Mas andando dá pra ter uma idéia melhor de tudo, com mais detalhes dos prédios, lojas e da cidade como um todo.

São bem coloridas as casas, e com detalhes de cores bem diferentes entre si, mas que no final formam um conjunto bem bacana. Os telhados das casas não tem tantas chaminés como os por aqui (postarei fotos de Besançon mostrando isso). Uma cidade bonita.

Paramos para beber alguma coisa por lá, e pra jantar achamos melhor ir comer crepe em Belfort.
Chega lá, crepe fechado... Acabamos indo comer no restaurante que jantamos a primeira vez que fomos lá.
De entrada, escargot! Nada mal, só dá pra sentir o gosto do tempero mesmo... E já vinha só a carne dele e o molho, numa espécie de prato, com 6 buraquinhos e um escargot em cada.

As fotos de Besançon já estão separadas, só esperando oportunidade para serem postadas

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Belfort / Músicas!(5)

Mais um dia com jogos de tênis e bagunça. Antes do almoço eu e o Gui fomos jogar tênis com o Pierre Antoine e a Gabrielle. Ficamos por lá, arremessando bolinha pra tudo que é lado.
Voltamos pra casa, almoços e demos um tempo descançando.

De tarde fomos dar uma volta em Belfort e dessa vez eu lembrei de pegar a máquina fotográfica!
Pena que a gente ficou enrrolando pelas lojas e nem lembramos de ir visitar o forte... Mas ao menos deu pra tirar fotos da cidade.


Tem um leão esculpido na frente do forte. Na foto só peguei a cabeça dele. Culpa do carro e do trânsito...
Na volta ainda fomos pra quadra de tênis, um jogo mais sério dessa vez.
Depois do tênis fomos ver o pôr do sol em Mont Revaux. Beleeeza!!!
Músicas da segunda!

Jason Marz - Lucky


Julien Doré - Les Limites

domingo, 19 de abril de 2009

Tênis

Dia bom hoje. Antes do almoço fomos (nós todos, eu, Gui, Eric, minha mãe e Maxime) para a quadra tênis. Os filhos pequenos do irmão do Eric já estavam esperando a gente lá (Gabriele, 11 anos e Pierre Antoine, 8 anos).
Ficamos lá um tempão. O pessoal jogando tênis e eu e minha mãe assistindo e conversando. Dali a poco o Eric foi dar uma volta com minha mãe e eu entrei no lugar dele. Mas ninguém tava jogando sério, era bolinha pra tudo que é lado. (ontem compramos 10! 0,80 euros cada...)
Depois a Clemence (filha do irmão do Eric também, da mesma idade de Maxime, 17 anos) chegou para bagunçar também.
Ficamos lá até a fome bater, e a gente voltar pra casa pra almoçar.

De tarde fomos dar uma volta de carro. Só uma volta, mas acabamos indo até a Alsace, só pra ver as paisagens.

Quando chegamos, mais tênis. Mas dessa vez um pouco mais sério. O Eric e o Maxime jogando. Mas dali a poco já tava todo mundo lá. O Xavier (irmão do Eric), a Silvie (mulher do Xavier), as crianças... O jogo sério foi embora, e a zona voltou. A gente lá, o sol se pondo e a máquina fotográfica do lado....


E de noite ainda fomos lá fora conversar. Eu, o Maxime e a Clemence. Nuns banquinhos perto da quadra de tênis, só para papear. De noite, sem ninguém na rua, pessoal pra conversar e um friozinho gostoso. É bom isso.

sábado, 18 de abril de 2009

Maxime

Hoje fomos em Montbéliard, comprar bolinhas de tênis, pra jogar na quadra aqui da cidade.
É, tem uma quadra de tênis na cidade, mas tem que pagar pela chave. A chave daqui estava perdida, mas encontrei ela, embaixo do ármario da sala... Agora da pra ir jogar quando quiser, desde que não tenha ninguém lá.

Demos uma volta rápida pela cidade, só pra dar uma olhada. Bonitas as partes que passamos, mas a máquina ficou em casa, ou seja, sem fotos...

Na volta passamos na casa do irmão do Eric, falamos com todo mundo, conversamos um pouco. Nem ficamos muito, voltar pra casa e jantar ainda.

Depois da janta, o Maxime (filho do Eric) ia sair pra dar uma volta na cidade. Acabei indo com ele. Bem bacana, andamos um pouco, conversamos bastante. Ele entende bem o português até, dá pra misturar nas frases, português e francês, é bom, e bem diferente de quando é com os amigos da escola. Além de poder misturar um pouco, a conversa é mais séria, e ele corrigi bastante, e explica detalhes, como se diz certas coisas, pequenas diferenças entres palavras com idéias parecidas e por ai vai. Um pouco como a gente faz com o Eric. Tô vendo que ajuda que só isso.

Post de ontem

Ahh férias...
E pra fechar o último dia, aula só pela manhã, mas ônibus só de tarde, ou seja, passar o dia na escola. Almoçamos num restaurante turco, perto da escola. Fomos em uns 10, e a bagunça foi grande.
Depois ainda voltamos para a escola, demos uma volta pela cidade, fomos num parque que tem lá, fizemos de tudo um pouco, esperando o horário dos ônibus.
Esses momentos de vadiagem são bons pra conversar, e aprender coisas novas em francês, com as piadinhas e brincadeiras do pessoal.

Ontem ainda fomos buscar o filho mais novo do Eric (Maxime) no aeroporto em Mulhouse, fica a uma hora e meia daqui, mais ou menos. Fazia um tempo que não vi ele, tá mó alto, magro e com um cabelão bagunçado. Pra cá, isso é até comum, nas no Brasil, todo mundo ia estranhar.
Ele vai ficar aqui uma semana, na outra semana volta pro sul, aproveitar a outra semana de férias por lá.

Ainda ontem, quando chegamos com o Maxime (já era mais de meia noite) fomos na casa do irmão do Eric, eles também tinha chegado do sul a pouco tempo, revi o povo (tinha visto uma vez só, na semana que a gente chegou aqui na França).

O post veio atrasado mais por causa da viagem, já que cheguei da escola e foi o tempo de me arrumar e comer algo, pegamos a estrada. E hoje ainda faço a postagem correta, do sábado.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Quase férias

Mais um dia escrevendo tarde... O esquema era escrever sempre depois da janta, mas pelo visto não vai dar muito certo isso... Mas por enquanto vai, último dia de aula amanhã, e ai duas semanas de férias.

Aula de história, o professor é o mais gente fina de todos. No primeiro dia de aula, já foi falando que eles estudavam a geografia do Brasil no 3º ano, pegou o mapa do Brasil, perguntou onde eu morava, no fim da aula perguntou porque eu estava aqui, todo interessado. Hoje, num intervalo na aula, veio perguntar se eu estava entendendo tudo, porque ele estava articulando bem para eu enteder, bem atencioso.

Prova de SVT (vulga biologia) hoje, professor me deu a prova, mas só preu me distrair. Depois que me deu a prova, ainda foi na sala do lado buscar uma revista sobre a France-Comté preu ficar lendo. Esse professor é meio estranho, cheio de piadas, mas todo anti bricadeira da sala. Isso fora o Bigodão muito loco. E depois da prova ainda fomos para um laboratório de informática, de biologia... E lá medimos o reflexo do musculo da panturrilha, bem massa, com eletrodo, gráfico e tudo. Virei o cobaia do grupo (de três pessoas), é, para medir o reflexo da panturrilha brasileira...

E aula de física depois, PC também, dessa vez para fazer esquemas elétricos. Uma boa revisão, que sempre tem algo de novo.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Besançon(2) / Carro

Novamente postando correndo, 22h05 já...

Aula só pela manhã, prova de química, que eu fiz, mesmo sem saber mais da metade da matéria.
O Eric foi com o Gui me buscar na escola, e fomos em Besançon buscar minha mãe.

O dia tava com sol hoje, então passeamos pela cidade a pé. Super bonita, com um riozão no meio dela. Logo que chegamos, do lado do rio, um pessoal praticando remo (4 pessoas remando e uma comandando, em cada canoa). Muito massa prestar atenção no pessoal, que pelo jeito eram da equipe de escolas.
Demos uma volta pela cidade, tirei bastante foto, mas não deu tempo de separar as melhores pro blog, no máximo até o final de semana faço isso.

Fomos pra estação de trem mais de 1h antes do trem da minha mãe chegar. Nisso o Eric deixou a gente lá e foi resolver um negócio de "seguro, saúde ou não sei o que, não entendi muito bem".
Ele voltou um pouco depois que minha mãe chegou. Na hora de colocar a mala dela no carro, que carro!? Essa saída dele tinha sido para comprar um carro.
O negócio já tava praticamente fechado, só faltava buscar o carro, que foi surpresa pra gente (minha mãe tava sabendo).
É um FIAT Punto (nada a ver com o do Brasil). Um carrinho (é pequeno), mas conversível, o que é comum por aqui (lá pro sul é mais). Não é um carrão (sério), mas já é um baita avanço em comparação com um furgão, que só cabe três pessoas na frente.
E pra colocar um foto, o carro!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Rapidinha

É, umas postagem rápida, só pra não dizer que não escrevi hoje.
Já são 22h20min aqui, e amanhã acordo as 6h.

Quarta amanhã, logo aula só pela manhã. O Eric vai passar pra me pegar e da lá já vamos para Besançon, buscar minha mãe. Vai dar pra passear bastante, a gente chega lá pelas 14h, e ela só chega de Lyon as 16h30min. Mas nesse meio tempo vamos almoçar e tudo, passear pela cidade um pouco também.
Vamos ver se a gente lembra e dá uma olhada na máquina digital por lá.

Dia tranquilo hoje, prova de química amanhã. Pensei em dar uma estudada, mas é matéria do 1º ano nosso (oxi-redução, reação acído-base), nem lembro direito disso, mas nem sei se vou fazer a prova também... O estranho disso, é que agora eles estão vendo introdução à química orgânica, coisa do nosso 3º ano... Não dá muito pra fazer uma comparação de matérias...

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Besançon / Músicas!(4)

Nada de aula hoje, então fomos em Besançon deixar minha mãe na estação de trem. Ela vai para Lyon, na universidade lá. Quarta de tarde voltamos em Besançon para busca-la.

O dia amanheceu frio e meio nublado, bem estranho. Ficou o dia inteiro quase assim, mas lá pro meio da tarde o sol ameaçou aparecer.

Nem passeamos por Besançon quase, deixamos minha mãe e demos uma volta de carro pela cidade só. Com o tempo como tava, e eu o Eric com o nariz ruim, foi melhor fazer o passeio de carro mesmo.
Pelo que vi, é uma cidade bem bonita, cheia de muralhas e fortalezas. O centro da cidade lembrou um pouco Luxeuil, apesar de Besançon ser bem maior.

E as músicas da segunda...

Ridan - Passe à ton voisin


Yael Naim - New Soul

domingo, 12 de abril de 2009

Páscoa

Páscoa, chocolates, churrasco no domingo... E pra melhor, uma dor de garganta e um mal-estar piores do que ontem...

A páscoa aqui é bem diferente, os supermecados não ficam cheio de ovos de chocolate embrulhados como a gente tem no Brasil. Tem algumas prateleiras com ovos do tipo dos do Brasil, mas umas duas marcas só. Pra compensar, tem muitas caixas ovinhos e coelhos de chocolate.
No domingo de páscoa os pais escondem os chocolates pela casa ou quintal, e as crianças tem que procurar. Uma brincadeira melhor que simplesmente entregar os ovos, e como são ovinhos pequenos, dá pra esconder mais fácil.

Outra diferença é que o feriado da páscoa aqui é na segunda, não na sexta-feira.

Fomos dar um passeio, pra ver a região florida.
Acabamos indo para Voges, outra região da França, mas só passamos por tudo, para ver, nem paramos.
No meio do caminho, uma cidade cheia de árvores com flores brancas. Cerejeiras, aos montes...

As estradas passavam quase sempre em partes mais altas que as cidades, ai dava pra ter uma boa vista de tudo ao redor.

E primavera aparecendo, calor chegando, animais sendo soltos... Tem vaca pra tudo que é lado.Até no meio da cidade. (Não faço idéia de que cidade era, e não era bem no meio da cidade, pro trás da casa tinha um pasto.)

sábado, 11 de abril de 2009

Em casa...

Dia parado, semi-doente, com a garganta um pouco ruim, e as panturrilhas doendo por causa da Educação Física ontem...
Direto em casa, lendo e no PC. Mas nem por isso o francês fica de molho. Passei meu MSN pro pessoal já, fico conversando com o povo (na verdade só um cara). E escrever em francês é barra pesada. Um monte de grupo de letras, que pra gente é o som de uma só. "Au" e "eau" tem som de "o"; "ou", som de "u"; "ai", "é" (em geral); "oi", som de "oa"...
É uma complicação só pra escrever, porque além desses sons, ainda tem muitas letras que eles não pronunciam, vários "s" e "p" no meio e no fim fas palavras passam despercebidos.
O bom é que o pessoal tá afim mesmo de ajudar, isso é bem legal.

Essa vontade de ajudar é um pouco costume daqui, é uma cultura de fazer pelo outro, ajudar o outro.
Bem legal isso, a galera tem o maior respeito um pelo outro, e vontade de ajudar mesmo.
Talvez comigo seja um pouco mais ainda, por não ser daqui, não falar muito a lingua deles...

Passei umas músicas por pessoal já, várias bandas em inglês, e "Mutantes" e "Secos e Molhados" no meio. O cara que pegou o Pen-Drive gostou de Mutantes pelo visto. Volta e meia aparece no MSN que ele tá ouvindo Mutantes...

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Alguns costumes...

Nesses quatro dias de escola, deu pra perceber algumas coisas do jeito do pessoal já...
Sempre que alguém chega, cumprimenta todo mundo, aperto de mão para os homens, duas batidas de buchecas para as meninas (é, batida de buchecha, um beijo simbólico). Cada um que chega é um processo todo de cumprimento.

Outra diferença (e grande!) é o respeito pelo professor. O professor falou, tá falado e cala a boca! Quase isso.

A escola é grandona, e a gente tem que trocar de sala a cada aula. É legal que as aulas de Biologia e Física/Química são nos laboratórios já. Além de grande, a escola é bem convservada e novinha, bem massa.

Uma coisa do frânces, que já sabia o que era, mas não que tinha tantos usos, é o "chez", que quer dizer "na casa de". Ou seja, "chez moi", "na minha casa"; "chez toi", "na sua casa".
Mas é interessante os momentos que eles utilizam. Por exemplo, "Essa é minha casa", vira "Ici c'est chez moi", ou "ele mora comigo", vira "il habite chez moi". No primeiro dia estranhei bastante esses usos, mas como já sabia o significado, deu pra levar. Mas ainda não penso utilizando o "chez moi", sai uns "dans ma maison" ou, "na minha casa"...
Mas sem pressa, só foram quatro dias

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Provas...

Dia pesado hoje, Inglês (na boa, tirando que bagunça tudo, pensar em inglês, depois mudar pro francês, volta inglês, e o português de lado...) História/Geografia (duas matérias em uma), Física/Química e SVT (Ciênica de Vida e da Terra, em bom português, Biologia).

Inglês teve atividade valendo nota, nota pro outros, porque pra mim, certeza que não tá valendo nada. História, atividade também. Ai fiquei sem fazer nada, desenhando e escrevendo um rascunho desse post. SVT, o professor fazia piada (só ele podia, ninguém mais fala nada...) e bem difícil de entender. Química, apesar do professor ser meio fanho, foi beleza, introdução a química orgânica, e eu sabia quase tudo, os nome são muito parecido, metano, méthane... metil, méthyl... isomero, isomère...

Dia bem cansativo hoje...
Mas já passei meu msn pro pessoal, e dois já me adicionaram. Imagino a cara deles lendo o que eu escrevo... Mas eles sabem que não escrevo quase nada em francês!

Já que é pra por foto da paisagem, lá vai... Já tava pensando nisso mesmo.

A frente da casa, com flores na grama...

Vacas no campo em frente de casa...
A garagem, e as árvores floridas.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Meia aula

Quarta feira tem só metade do dia de aula, só pela manhã. E hoje não teve física/química (as duas matérias são juntas) que era o primeiro horário.
Com isso, aula só 10h. E ainda rolou carona com o vizinho. O pai dele, conversando no carro, disse que já morou no Brasil, em Taumbaté, dois anos, pelo que entendi. Na hora falei de ter morando em SP também, e acabei nem perguntando se ele falava português...

Aula de matemática, em francês, e com coisa que nunca vi, é barra pesada...
A professora escreve bastante no quadro, e eu lá, presta atenção no que ela dizia, entendia o que tava escrito (a parte matemática, não do francês) e escrevia depois...
Com isso atrasei que só pra escrever, mas depois pego uma cópia do caderno de alguém, com a matéria toda.

É bom voltar pra casa mais cedo...

A paisagem tá bem bonita, além das árvores, agora são os campos que estão floridos.
Além disso vários animais, que estavam em estábulos antes, estão nos campos agora.
Vários lugares que a gente passa tem vacas soltas, inclusive no terreno em frente daqui de casa.

Tá faltando foto por aqui... Providenciarei algumas!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Escola/ Agora foi

Ufa, escola, até que enfim...
Passei o dia lá, das 8h às 116h30, deu pra canssar de falar francês, e muito.
Fui com minha mãe até a parada do ônibus, e ela explicou para a motorista (sim, uma motorista, é comum isso por aqui) que era primeiro dia e tal. Beleza, sentei em qualquer canto lá. Logo que decemos na escola, falei com o vizinho da gente, que foi no mesmo ônibus (adivinha o nome! Te dou três chances... Patrick, não... Alain, não... Pierre, aee!!), ele perguntou a minha sala, 1ªS2, "é a mesma da minha!" e nisso pensei comigo mesmo, "Puta sorte!!".
A aula seria de Espanhol, fui falar com ele... "Ah, eu faço Alemão" e nisso me apresentou para umas meninas da sala, que fazem Espanhol também. Fomos pra aula, e nada do professor... Bateu uma saudade do CEFET, não sei porque... Sem aula, fomos dar uma volta pela praça em frente da escola, eu e mais umas quatro meninas. Tava tendo uma feira na praça, mas isso é assunto pra outro dia...
Voltando da praça, um garoto da sala veio e se juntou a nós. Ficamo por lá, conversando.
Depois, aula de Francês, falando duns poetas e poesia, entendi metade... Tá bom já.

Acabou o Francês, horário vago, fomo jogar basquete numa quadra perto da escola. Passamaos na casa de um garoto da sala que mora ali perto (Johnatan - será que é assim que escreve?) e ele pegou a bola.
Ficamos lá conversando mais e volta e meia rolava uma entrevista comigo. Mó estranho, todo mundo ao seu redor, prestando atenção, fazendo pergunta, te corigindo...
Voltando para a escola, o Johnatan ainda falou com um senhor em uma casa, e o velho começou a falar em português comigo! Portuguê de Portugal, mas foi uma surpresa já.

Voltamos para almoçar, mas como a cantina tava cheia, fomos para as escada na frente do colégio esperar um pouco, ficamos lá com os amigos do Pierre, pessoal de outras salas, e dá-lhe entrevistas... Cansa falar Francês direto!

Almoço (escrevo disso outro dia...), aula de Matemática (produto de vetores! Nunca vi isso, mas dá pra se virar...) e Inglês (pensar em Inglês e Francês e deixar o Português de fora dá um nó DOS GRANDES na cabeça...).

Na volta, peguei o ônibus com o Pierre - já que é vizinho, dá pra fazer todos os mesmos caminhos. Amanhã só temos aula as 10h, e o último ônibus da manhã sai daqui as 8h07 (êta precisão!), então os pais do Pierre vão levá-lo. Quer dizer, levar-nos! É, ganhei carona já!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Músicas! (3)

Fomos na escola hoje e tô dentro já!
Super legal o pessoal, recebeu a gente super bem, e já tavam nos esperando. Mó papelada, e lá nem faltar pode, se faltar, tem q ligar avisando porque, e ainda anotem num "caderninho" q cada um tem, e os pais ainda tem que assinar. Nem chegar atrasado pode, faz o mesmo esquema caso falte.
Faz sentido até, aqui o pessoal é obrigado a ir pra aula, mas preferia a liberdade e a indepência do CEFET...
Enfim, já ajeitamos tudo e fizemos o pedido da carterinha pro ônibus. São ônibus para a escola mesmo, bem legal, passam em várias cidade pegando o povo. Enquanto não chega a minha, deram uma autorização para eu poder ir de ônibus, mas, segundo o Gui, depois de uma vez o cara já te conhece e nem olha nada...
Amanhã já vou sozinho, minha mãe só vai comigo até a parada do ônibus, explicar para o motorista a situação.
Um pouco nervoso, mas quem não fica nervoso no primeiro dia de escola ? (CEFET acaba com essa graça, a sala é sempre a mesma...)

E as músicas de segunda-feira!

The Virgins - Rich Girls


Ariane Moffatt - Je veux tout

domingo, 5 de abril de 2009

Paisagens de primavera

Manhã arrumando o jardim do fundos, que na verdade dá pra frente... É um rolo, porque a garagem seria os fundos da casa, só que a gente entra mais pela garagem que pela frente, e os fundos ficam pro lado da cidade, ou seja, era pra ser a frente...
Enquanto o Gui e minha mãe tiravam mato e arrumavam as pedras, fiquei cortando galho de uma árvore, em pedaços menores, pra ajudar a acender o fogão.
O dia tava quente que nem ontem, mas parece que essa semana volta a esfriar...

Bem bonito de ver, as árvores enchendo de flores. Pois é, umas árvores nem folhas tem, mas tão dando flores. Em frente à garagem tem duas dessas, flores amarelas. As árrvore com cara de seca, cheia de galho fino, sem folha mas cheia de florzinhas. E pensar que ela tá sem folha desde o outono, no mínimo 4 meses, e ainda tem força pra vir direto com flor!

Depois do almoço fomos em Lure, fazer o caminho até o colégio, amanhã vamos lá resolver minha situação. Fomos hoje ver como era, porque o trânsito é menor no fim de semana, e minha mãe tava com medo de ir com o furgão, e ter pouco espaço para estacionar. Estacionar um furgão daqueles não é fácil. Fomos, vimos o lugar e voltamos. Amanhã estamos lá de volta.

Na volta de Lure, eu e o Gui ficamos rodando de bicicleta em frente de casa, esperando minha mãe, que tinha ido buscar um casaco, para irmos dar uma volta. Antes de sair fui enxer o pneu da minha bicicleta, e eles foram indo. Enxi, e fui. Um pouco depois, percebi o pneu murcho, voltei pra enxer de novo, esperando pior já. Enxi de novo e sai um pouco, só pra testar, rapidinho murchou. Guardei a bicicleta com pneu furado e fiquei procurando o adaptador pra enxer o pneu da bicicleta da minha mãe. O pino do pneu da bicicleta dela e do Eric são menores, pra isso compramos um adaptador. Usei uma vez, e não lembro onde coloquei. Fucei a garagem toda e não encontrei o dito cujo.
Ou seja, quatro bicicletas e duas com pneu vazio...

Aqui tá anoitecendo quase 21h, é muito estranho ouvir "vem jantar", olhar pela janela e ver tudo claro! E a tendência é "piorar", o verão chegando, vamos ver até que horas vai ser claro lá fora...

sábado, 4 de abril de 2009

Trilhas

Dar uma volta de bicicleta hoje. O dia tava até que quente, 19°C. Isso é bastante! O bastante pra desligar o aquecedor e passar boa parte da manhã com as janelas abertas.

O passeio foi na direção de Mont Revaux, que fica pertinho de Le Mont.
Mas ao invés de segui reto pra represa, como sempre fazemos, virei prum lado que nunca tinha ido, uma estrada de terra. Fui indo, até uma bifrucação, estrada um pouco elameada dum lado, corredor de árvores do outro. Votei no corredor, mesmo dando um certo suspense, me meter numa trilha, no meio do nada, cheio de árvores em volta. Só pra aumentar o suspense, logo na frente apareceu um portão, grade fina, nada de filme de terror (droga!), e dentro uma plaquinha "propriedade privada, não entre", ou algo do gênero. Meia volta, a estrada de lama ganhou à força. Passado o trecho de lama, curtinho, uma subidona, loguinha ainda... Com o chão meio úmido e ainda com folhas por cima, fui obrigado a descer da bicicleta e ir empurrando, até a subida aliviar um pouco.
Segui pela trilha, as marcas de pneu de carro bem fracas, dava pra perceber que era uma estrada, mas cheio de folhas em cima do caminho. Dava pra ver que não passava um carro ali a um bom tempo. O lugar super bonito, as árvores altas em volta, tudo laranja e marrom, e não dava pra ouvir nada além da música do mp4, do vento e dos pássaros. O susto foi quando comecei a ouvir um "plec-plec". Na hora pensei em um trator, numa estrada por perto, parei, tirei os fones do ouvido e nada do som, continuei sem a música, e descobri que o susto era um galho que se prendeu no aro da roda...
Decidi voltar quando a estrada estava se perdendo no meio da floresta, o chão ficando mais úmido e as marcas de pneu mais fracas. Como não sabia onde ia dar aquela trilha, peguei o caminho de volta, e na decida, que foi chata pra subir, ia tomando uma queda linda, num galho no meio do caminho, mas por sorte deu pra segurar a bicicleta e continuar a decida, inteiro e limpo.

Peguei a estrada de volta pra casa, mas no meio do caminho ainda me meti em outras trilhas que apareciam pelo caminho, em todas só fui até um pedaço e voltei pra estrada. Uns lugares super bonitos, as árvores bem altas em volta, muitos pinheiros e o chão todo marrom das folhas secas.
Até pensei em voltar pra casa e pegar a máquina fotográfica, mas ai lembrei que o Eric levou ela na viagem...

E pra janta, pizza feita em casa. O forno do fogão a lenha funciona bem que só. Esquenta que é uma beleza!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

A escola / Agora vai

Dia para terminar as coisas de ontem.
Pintamos umas caixas de fruta, daquelas de madeira, para colocar no armário embaixo da pia da cozinha.
As coisas vão direto no chão lá, e tem dois cestos de lixo (um normal e outro de garrafas, potes...), panelas e produtos de limpeza, já que na casa não tem área de serviço (algo comum por aqui).
Ficaram bonitinhas as caixas, pintadas de branco. Vamos ver se adianta pra organizar um pouco.

Sair de casa mesmo, só para ir em Froideterre comprar pão, só ir e voltar, bem rápido.

A escola está caminhando para dar certo. Ligamos hoje para Vesoul, e falaram que a carta deve chegar amanhã.
É um rolo grande. O cara que me passou o teste, é um examinador só. Ele fez a carta de recomendação e mandou para Vesoul (Prefeitura daqui). Lá a superior dele análisou a carta, e fez a dela, que vale para a escola. É essa segunda carta que deve chegar aqui em casa amanhã. Com ela, a gente vai na escola, e tô praticamente dentro.
Até daria para a gente ir segunda-feira lá, mas falamos com o Eric, e ele achou melhor que a gente esperasse ele voltar (terça de noite) e quarta vamos lá. No Liceu(1º a 3º anos) tem aula na quarta de manhã, e o sábado é livre. Segundo o Eric, "vocês podem ir sozinhos e tentar começar na terça já, ou me esperar e garantir que comece na quinta".
E de fato, ele é daqui, sabe como forçar o povo, como convencer, argumentar no jeitinho deles. Que é bem diferente do brasileiro.
Aqui não tem a manha nem o desenrrolar do Brasil, o que é bem ruim as vezes. A burocracia aqui é muito grande, e a hieranquia também (um exemplo é a carta da escola, rolando de mão em mão e de superior em superior).
Mas desenrrola...

Qualquer dia junto um bocado dessas diferenças no povo, e faço um post sobre isso.

(Pô, resposta subliminar !? Mó na cara que era a resposta... hehe)

quinta-feira, 2 de abril de 2009

O quarto

Depois de tanto drama, suspense e demora, finalmente meu quarto ficou pronto!
Tá certo que não foi esse drama, suspense nem demora todo, mas enfim...
Boa parte do dia hoje foi para ajeitá-lo. A cama e o guarda-roupas eu já tinha montado ontem, aproveitar que o Eric ainda estava em casa (viajou para o sul hoje) e caso precisasse, tinha a quem pedir ajuda.
Hoje limpei o quarto - aqui junta muita poeira, assusta até, a gente não sabe se é por causa de estrada do lado, ou se é poeira escondida em tudo que é canto, casa velha né... É poeira em tudo que é canto, quando vou dormir fecho a tampa do laptop. mas sempre que abro de novo, umas 12 horas depois, tá empoeirada a tela, não sei daonde surge tanta poeira.
Com o quarto limpo, começou a mudança, tirando minhas coisas do outro quarto e trazendo para o meu. Demorou mais porque cada coisa que pegava, tinha que limpar, as cadeiras, a penteadeira (que virou escrivaninha), nem as prateleiras do armário escaparam do pano úmido.

Quem passou na limpeza foi o fogão a lenha também. Caçamos cinzas em cada canto possível, com o aspirador de pó. E ainda dei uma geral no forno (a lenha, parte do fogão), que estava sujão também. A idéia é fazer pizza ali. Não é um "forno a lenha" é um forno com lenha... Complexo, mas o negócio é que não tem a fumaça pra dar um gostinho extra na pizza... Veremos como fica.

Como falei lá em cima, o Eric viajou hoje, foi para o sul, visitar a família. Volta terça-feira. É bom aproveitar que tá por perto da família...

(Voltar a ler Harry Potter, o 7º, em português mesmo... )

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Mélisey

O Eric deu uma geral na garagem, tirou de tudo lá de dentro.
A garagem é dividida em duas partes, a primeira, tem tranqueiras, o tanque de diesel (para o aquecedor) e a escada para a casa. A segunda parte, bem maior, tem mais tranqueiras e a porta para fora.
A geral foi boa, inúmeros potes de conserva, feitos pela avó do Eric, provavelmente, foram pra lixo. Tinha de tudo, groselha, cereja... (Tenho a impressão de que já falei disso aqui...)
Engraçado foi o destino da prateleira disso tudo, foi cortada, e vai virar lenha...

Depois tinhamos que dar um fim no lixo todo para a degetterie (ortografia verificada) em Mélisey.(Mélisey é a cidade da escola do Guilherme.)
"Dejeteria" é uma idéia bem interessante, uma central de lixo, quase. Os carros passam numa parte alta, com latões, containers quase, abaixo. Então enconsta lá, vê que tipo de lixo é (plático, metal, papel, madeira, de tudo um pouco...) e joga em seu devido lugar.
O lixo foi quase todo para o "de tudo um pouco", tinha fita de vídeo, latas, jornais, tudo sujo e empoeirado, só fizemos jogar a caixa lá dentro, nem separamos o que tinha dentro.
Foi estranho, tirando a cadeira de balanço, que estava com o braço quebrado, mas junto dela, do furgão, um casal encostou com um furgão do meu lado, falando e eu sem entender o que falavam ao certo, mas peguei a situação. A mulher desceu, abriu o furgão e falou para eu colocar a cadeira lá dentro. E o cara falando "tá boa ainda, é só colar". Pegaram a cadeira e foram embora, e eu fiquei parado perdido, pensando "que djabo foi isso !?", ou quase isso.
Dá pra entender porque dizem que nos países desenvolvidos você pode montar sua casa com lixo dos outros... É só saber onde procurar e ser rápido as vezes...

Depois do lixo, supermercado...
Reparei uma coisa que me deixou (quase) assustado. A variedade de biscoitos recheados daqui.
Vi umas duas marcas só, e em uns dois ou três sabores, em pacotões maiores.
Povo sem graça! Cadê as 10 prateleiras, com 10 marcas diferentes, com 5 sabores cada !?!?!
Mas pra compensar, as prateleiras de chocolate assolam. Tem de tudo que é sabor, muito massa!

Agora, licença que vou voltar a ler meu Harry Potter, oh bagulho viciante!