quarta-feira, 27 de maio de 2009

Eleições Européias

Passamos a tarde em Belfort. Já é bem a quarta vez que vamos lá e ainda não fomos no dito forte... Sempre ficamos enrrolando na FNAC, vendo livros, CDs, eletrônicos e tudo o mais, e acabamos perdendo a hora de ir ver o forte...

Mas pra falar de algo "interessante", não sei quando, vai rolar uma Eleição Européia. Várias cidades que a gente passa têm cartazes com os candidatos franceses. O Eric tentou me explicar um pouco como funciona esse sistema, meio complicadinho de entender.
Essas eleições são para eleger os deputados que representaram a França no câmara européia. Existem as leis européias, que todos os paíes da União Européia têm que seguir, porém cada país é soberano em seu território para criar suas próprias leis, desde que elas se encaixem nas européias.
Meio enrrolado isso, as leis európeias não mandam nos países, porém os países têm que seguí-las.
Por causa dessa dificuldade em entender como funciona o esquema, algo em torno de 60% da população da França não deve votar nessas eleições, já que não são obrigados.
É nisso que dá querer tem regras pra tudo e qualquer coisa que você pense em fazer.

Um comentário:

  1. eu sempre achei que os europeus gostam de uma regrinha... eles não se conformam do jeito improvisado que nós vivemos por aqui. mas eu acho que apesar de ter muitas regras, eles parecem ter mais bom senso que nós...

    ResponderExcluir