sexta-feira, 15 de maio de 2009

Religião

Hoje aconteceu algo bem diferente na escola. Na hora da saída tinham uns 5 velhos, distribuindo o Novo Testamento, espalhados pela área que a gente sai, na rua já, mas de forma que a gente teria que passar por um deles.
Uns colegas (conhecidos, amigos de amigos, por assim dizer), foram lá, pegaram um livro cada um e voltaram até onde a gente estava, rasgando os livros. Fiquei super surpresa com a falta de respeito, ainda mais que a gente tava num lugar que todos os caras viam a gente, ou seja, foi algo pra ser desrrespeituoso mesmo. Além disso ainda ficaram tirando sarro dos caras, fazendo piadinhas de religião e coisas do tipo.
Dava pra perceber que era uma coisa comum a todos, essa vontade de zuar dos caras.
Vários pegavam o livro, mas guardavam no bolso, sem nem dar atenção.

Chegando em casa, contei o caso e o Eric explicou o porquê. Aqui eles não falam de religião, nem têm uma idéia mínima das histórias e como é uma religião, como nós temos. O fato de alguém estar distribuindo o Novo Testamento - ou seja, fazendo "propaganda" da sua religião - já uma ofensa pra eles. Por isso as respostas agressivas, rasgando os livros e tirando sarro.

Depois disso fiquei um bom tempo filosofando em cima da idéia de liberdade que eles têm aqui. O simples fato da pessoa expressar suas idéias religiosas já é uma afronta. Quanta diferença pro Brasil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário