domingo, 10 de maio de 2009

Saline Royale

Passeio pra perto de Besançon hoje. Fomos pra lá atrás de um trator, que o irmão do Eric quer comprar (não me pergunte pra que esse trator...).

Um rolo grande pra achar o lugar, o trator num canto, o cara em outro, o cara parado, sem animo pra ir lá, mostrar, vender o trator. Só depois, quando o pai do cara apareceu que a gente entendeu a história. O "cara" era um garoto de 14 anos, apesar de aparentar bem mais, apaixonado por tratores antigos, que tem vários tratores velhos, e vai recuperando eles. O que mais impressionou foi pensar que era um moleque, 14 anos, na 8ª série, que fazia tudo isso. Dois anos mais velho que meu irmão, que a coisa que faz melhor é pentelhar todo mundo.

Depois do trator demos uma volta na região e acabamos encontrando uma área de salinas. Vimos a entrada de uma salina, mas não deu pra entrar muito, já tava fechada, vimos só a área externa e a lojinha. Essa salina, a Saline Royale d'Arc-et-Senans é um Patrimonio Mundial da UNESCO. A gente ainda volta lá pra visitar, com certeza.O sal era muito importante nessa região antigamente, era um dos poucos meios de se conservar alimentos, e por isso era muito caro. Em outra cidade, perto de Arc-et-Sesans, encontramos uma antiga mina de sal (a mina da salina anterior), que hoje é um museu, também fechado por causa do horário. A dita cidade, que demos uma boa volta pra conhecer era Salins les Bains, bonita a cidade, com um estilo diferente do da região em que estamos.

Da mina de sal a gente podia ver dois fortes nas montanhas. Por ser uma área baixa, entre dois cumes, em uma região montanhosa, os fortes ficavam em posições estratégicas para controlar o movimento na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário