domingo, 29 de março de 2009

Horário de Verão / Port-sur-Saône

Começou hoje o horário de verão na França. Relógios adiantados em uma hora, uma hora a mais de diferença pro Brasil. E vai ser assim até o fim de outubro.
Com essa hora a mais, perdi uma hora de sono... Ou melhor, perdi uma hora da manhã, e acordei bem tardão... Enfim, ajustem seus relógios, franceses!

O passeio de hoje foi para o lado de Vesoul, a capital do departamento daqui (Haut-Saône, ou Alto Saône). É uma complicação só a organização daqui, os três poderes são bem divididos, então cada órgão é responsável por algo, o que bagunça tudo.
Cada cidade tem sua Maire (ortografia verificada, e corrigida), que serve de administração, como uma prefeitura no Brasil. Mas a mairie é muito mais dependente da Prefeitura da região (a nossa capital). Logo, Vesoul é a Prefeitura da região. (Eu falei que era complicado, até eles se enrrolam as vezes...)

Antes passamos por umas cidades, entre elas Genevreuille, um ovo de cidade, mas com uma estação de trem bem velha e bacaninha (e aposentada também).


A passada por Vesoul foi rápida, o alvo era Port-sur-Saône. Sei lá, mas acho que o cara que deu o nome pra cidade, não foi lá muito criativo, pois ela é um porto no Saône (Port-sur-Saône).
A gente passeou ao redor do canal para os barcos, é um porto pequeno, num canal ao lado do rio, com direito à placas para os barcos e tudo!

No fim do canal tinha uma "garagem" de barcos, umas besterinhas lá, que segundo minha mãe, não é nada comparado aos que tem no sul... Então tá...

No alto da cidade, a abadia (um monastério metido a besta). Chique toda, e com uma entrada digna de filme de terror. (A entrada fica do outro lado da foto, essa é a parte de trás do prédio.)
Por falar nisso, já passamos por umas 3 casas de filme de terror, mas nenhuma deu para tirar foto, no carro é complicado.
E na volta, uma foto dos raios de sol saindo pelas nuvens... Uhuuul!!

2 comentários: