segunda-feira, 16 de março de 2009

Froideterre

De manhã, pra varia, mexendo na casa...
O Eric tirou a lareira da sala, a chaminé interna era um esquema de madeira e ferro, só parafusada e a chaminé externa é a coluna da casa, ou seja, tampou o buraco que ligava a interna com a externa, resolvido.
Nisso eu aproveito pra fazer uma entrevista sobre a casa.
São quatro chaminés-colunas e mais duas chaminés de ferro só para saída de ar da casa, para ventilar.
A televisão, que ficava no nosso quarto, agora está na base da lareira, que continua no canto de sempre.

Enquanto isso, eu comecei a tirar os papéis de parede do quarto que minha mãe estava. Com o outro quarto terminado, eles foram pra lá. A gente vai ajeitar esse, e depois vamos ver quem vai dormir lá, porque eu e o Gui tamos dormindo no mesmo quarto.
Quando parei, entrevista...
É costume usar papel de parede por aqui (França pelo menos). Antigamente eram os típicos papéis de parede com desenhos e padrões, mas hoje usam mais uns com texturas. Uma possível explicação, é que para pintar a parede sem nada, ela tem que ser bem lisinha, o que dá trabalho. E a mão de obra aqui é muito cara, logo, parede meia-boca e papel de parede em cima!

Na hora de levar o resto da lareira pro porão, encontrei várias espadas na escada do porão.
Mais entrevista... Eram espadas do avô do Eric, que vieram em um lote de sucata, compradas num leilão, de um amigo (Putz!). Bem legais, bem umas 10, de vários tipos. Ainda tive uma breve aula sobre os tipos de espadas e os tipos de forjas.

Depois da "aula", fomos comprar pão em Froideterre (Terra Fria, deve se quente lá...) uma cidade aqui do lado. E de bicicleta. "Nossa, ir em outra cidade comprar pão, e aidna de bicicleta!!"... De casa pra padaria, dão uns 2km... E o pão de lá e melhor que o daqui.

Na volta ainda sobrou tempo para cortar uns galhos secos que tavam me esperando a uns dois dias na garagem. Eram galhos que cortei ajeitando o jardim, agora vão para o fogão a lenha!

(Morrendo de sono e sem vontade de escrever ....)

Um comentário:

  1. morar nessa casa é uma aula de história todo dia.. f o d a!

    ResponderExcluir