domingo, 5 de julho de 2009

Tarde Medieval (ou quase)

Última postagem da semana, então vai carregada de fotos e texto!

Dia bem diferente hoje. Fomos para Oricourt, uma cidade a uns 10 km daqui, ver um castelo que tava em dia de festa. Journée(dia) medieval, ontem e hoje.
O castelo fica sempre aberto pra visitação, nos domingos com guias, e na primeira semana de Julho eles fazem uma exposição maior, com quiosques temáticos, várias barracas vendendo coisas e até umas encenações.

O castelo é do século XII, é um castelo pequeno, com a função de proteger as plantações da região, então nada de castelo com grandes torres, muralhas, e portões elevadiços. É o castelo-forte mais bem conservado da Franche-Comté (existem outros castelos em melhores condições, mas são castelos-mansões, num esquema diferente).s
Não é muito grande, pois a ideia era só reunir a população em algum lugar em caso de ataque, e foi bem modificado com o tempo, conforme novos estilos de castelos iam surgindo. As próprias torres não eram parte do castelo original, foram construídos depois, em pedaços da muralha que eram destruídos só pra isso.


A torre da foto anterior está à esquerda nessa foto.
No fundo dá pra ver um vale, com plantações, que servia de proteção pro castelo, e logo na frente da foto tem um fosso, atualmente com 10 metros de profundidade, mas que já foi maior, quando era útil na defesa.

Vista de trás do castelo, com uma miniatura de trebuchet de brinde.

Ainda fora do castelo, tinham várias tendas vendendo produtos com alguma relação medieval. Eram peças em ferro, itens em couro, tapeçarias, armas e armaduras em madeira e comidas e bebidas artesanais. Todos os vendedores estavam fantasiados, e muitas pessoas que andavam por lá também estavam a caráter. No fosso do castelo, perto da entrada, tinha um cantinho de arco e flecha, todos nós testamos um pouco. É bem difícil forçar a corda e ainda mirar a flecha, mas é legal de se fazer, mesmo machucando um pouco os dedos.

No interior o castelo é dividido em duas áreas, com uma barreira entre elas. Na primeira tinham tendas que fazia maquiagens e fantasias para as crianças, e uma taverna, vendendo bebidas. Na segunda parte, bem maior, tinham várias tendas, de armas, de armaduras, de ervas e chás, sobre como eram feitas medidas na época, como trabalhavam as pedras que fazem o castelo...
A maior e que chamava mais atenção era a parte dos ferreiros, que estavam fazendo peças na hora mesmo, bem legal o esquema, além do baruhlo de martelo batendo no ferro, bem de filme.
Vista geral da segunda parte, com as várias tendas ao fundo.

No final ainda rolou um paseio com guia por fora do castelo, que explicou a história dele, função e onde ele entra na história da região. Ainda teve um teatrinho, um julgamento por heresia.
O pessoal que participa, tanto do teatro quanto de todas as atividades, não é de nenhum grupo de encenação, são pessoas que fazem parte de uma organização pra restaurar o castelo, e todo o dinheiro que arrecadam no dia (venda de comidas no castelo e entrada) vai pra ajudar na recuperação do castelo.


Um comentário:

  1. Muito legal Henrique! eu ja tinha visto uma reportagem mostrando algo parecido na televisão, mas nao sei se era o mesmo castelo. Vc nao ficou imaginando o DeLorean do Dr Brown* aparecendo a qualquer momento? (ref. * De volta ao futuro 1, 2 e 3)

    ResponderExcluir