quinta-feira, 4 de junho de 2009

Nancy

Vamos lá, contar a viagem de Nancy, depois de 2 dias enrrolando...

Fomos pra lá ver uma exposição que estava tendo. Era uma feira com várias coisas, mas fomos mais pra ver uma exposição de Tutankamon, com várias peças encontradas na tumba, incluindo o Próprio Tutankamon, em carne e osso. Tá, meio seco depois de alguns 3 mil anos, mas tava lá de qualquer jeito.
Tinham várias coisas da tumba dele, e várias réplicas também, mais de mil. Entre as peças tinham a múmia de Tutankamon, os sarcófagos (eram três!), a famosa máscara dourada dele, várias jóias enterradas com ele, armas, estátuas de soldados... E tudo isso veio da tumba dele. Coisas com mais de 3 mil anos, e super bem conservadas, além de terem sido super bem feitas, muitos detalhes, uma trabalheira boa.

Como não podia tirar foto lá dentro, tirei da entrada só.

Saindo de lá fomos dar uma volta na região, o Eric já morou por lá, quando era pequeno, saiu de lá com 6 anos. Mas mesmo assim ainda lembrava onde era a casa, com um pequena ajuda dos pais quanto ao número da casa, mas já estávamos em frente dela quase. Ainda rodamos mais, ele encontrou a escola que ele estudou e tudo.
Depois fomos procurar a casa que os avós dele moravam, em uma cidade por perto. Essa foi um pouco mais complicada de achar, mas ainda assim conseguimos. As reações cada vez que encontrávamos algo de que ele se lembrava eram ótimas, parecia uma criança ganhando o tão esperado presente.

Voltamos por Nancy e passamos na Praça Stanilas. Toda enfeitada, com portões em volta, cheios de detalhes e dourados, bonita que só, ainda mais com o pôr do sol pra ajudar. O pouco que sei de Stanilas, é que ele foi um rei da Polônia, e parece que tem parentesco com algum rei francês, um Luís algo.

2 comentários:

  1. que lindoooooooooooooo!!! nossa deve serrr demaiss essa exposição!!! bjinhuss pra tds ai!! ;****

    ResponderExcluir
  2. Nancy parece muito bonita mesmo!!! E mais legal ainda quando se tem alguém com algumas referências pra explorar o lugar, né?
    Sobre a exposição, essas coisas do Egito sao impressionantes. Mesmo que sejam só pele e osso... quando a gente pensa que sao 3 mil anos ou mais... é impressionante. E as esculturas de granito?!!! Demais, né?

    ResponderExcluir