terça-feira, 27 de outubro de 2009

Maaais fotos...

Como a produção de fotos tá grande e nem eu to dando conta de separar as boas no meio de tantas, colocando aos poucos as fotos aqui...

Como falei antes, sexta passada o tempo tava legal pra foto, tinha chovida durante o dia e de noite a cidade tava com uma boa neblina.
A neblina foi bem difícil de aproveitar nas fotos, mas as poças d'água deu pra usar pra várias fotos. Saímos os quatro (Pierre, Maxime, Gui e eu) pra tirar fotos, bom, o Gui foi só pela zona mesmo...

Com a chuva, as teias tavam cheias de gotinhas d'água, faz um efeito bacana

No sábado, depois de passar a manhã na montanha, passamos a tarde em Mélisey, cidade aqui do lado. Ficamos numa praça lá, os colegas andando de skate, fomos os mesmos quatro da manhã, Pierre, Maxime, Paul Émile e eu. O Pierre e o Maxime andavam de skate e o Paul Émile e eu tirávamos as fotos. Bem legal a tarde lá.
O louco de tudo foi que uma hora lá, eu deitado no chão tirando foto, um senhor passou por perto e tirou sarro, e chamou a gente pra vir ver a coleção de máquinas dele. Todo mundo desconfiado e sem entender muito bem o que ele falava, ficamos na nossa.
Dali a pouco o mesmo senhor vem de carro e para do lado da gente, com uma máquina super velha na mão, na base de filme de 8x12 cm, um trambolho mesmo. Trouxe duas máquinas e empestou pra gente, do nada. Dali a pouco saiu e foi buscar mais duas máquinas, mais velhas ainda.
O cara tava meio bêbado e emprestou as máquinas pra gente testá-las, quero ver quando a gente vai rever ele pra devolver...
Eu fiquei com duas máquinas, já limpei e descobri o modelo delas, só falta levar no atelier de foto pra ver se a gente consegue filme e fazer umas fotos com elas.

As cores do outono ao fundo, muito lindas


No sábado de noite a família do Eric chegou aqui em St. Germain. Veio o irmão dele com o Pierre Antoine e a Clemence e também os pais do Eric, que não vinham aqui fazia bem uns 10 anos.

Domingo ainda sai pra tirar mais umas fotos com o Pierre, mas nada de muito especial, só aproveitar a luz de fim de dia e o pôr do sol.
Fim de tarde no rio... Mas só pra tirar foto mesmo

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Férias pra fotos!

Férias é tempo de... FOTOS!!!
E dá-lhe fotos. Começando logo pela sexta-feira, último dia de aula.
As fotos vêm no outro post, tem muita foto pra um post só, então vou separar em dois, no outro conto da sexta feira.

Mas sábado, primeiro dia de férias e 6h já tava de pé. Eu, o Pierre, o Maxime (irmão do Pierre) e o Paul Émile (colega do colégio) fomos no Ballon de Servance. Ballon é tipo uma serra, um sequência de vários montes e pequenas montanhas. Aqui pela região tem vários ballons, o de Servance (uma cidade) o d'Alsace ...
Fomo lá pra tirar fotos do nascer do sol, logo 6h20 távamos com o pé na estrada, o Maxime foi dirigindo. Pegamos o Paul Émile na casa dele, caminho, e fomos embora.

De carro a gente vai até uma parte do morro, pra chegar no alto mesmo, só a pé. E tava bem frio, em casa tava 5ºC, lá devia estar uns 5º menos que isso, ou seja, em torno dos 0ºC, a grama toda branca, congelada.
Chegamos com o céu clareando, mas nada do sol. Foi chegar e máquinas apontadas pro céu, os quatro metralhando tudo, fizemos mais de 500 fotos, todos juntos.

Muito linda a paisagem, e quando o sol começou a aparecer então, lindo que só, o céu vermelho, laranja, amarelo, azul claro, azul escuro... E depois que o céu subiu um pouco mais e perdeu seu charme de sol nascente, a luz tava ótima pra tirar foto, bem de lado, ilumina muito massa e faz umas sombras boas.
Logo ao chegar, céu lindo, mas sem sol ainda.

Ó a cara de contente do Maxime

Não só dele, na verdade... (foto pelo Maxime)

Quem diria, vimos até os Alpes!!!



17 fotos pra conseguir fazer essa, mas valeu a pena, mesmo tendo que deitar no chão molhado e gelado.

Segundo a lenda (nossa mesma) lá no fundo é o Mont Blanc.

O problema disso tudo é chegar em casa e ter que separar as melhores fotos entre 185... Muitas tremidas, repetidas, sem graça... Mas ainda assim deu pra aproveitar metade delas.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Friozinho

Tá meio abandonado isso aqui, mas com as férias ,de uma semana e uns dias, chegando, vejo se boto esse trem pra funcionar mais frequentemente...

Semana passada bateu um frio bacana por aqui, de manhã a temperatura ia pra baixo de zero, a grama toda branca da geada, mas esquentava um pouco mais durante o dia. Era de sair com dois casacos já, mas dois leves, nada de casacão. Uma marca que ficou das geadas foram que as plantas menores já tão todas secas, as grandes com algumas folhas amarelas (umas todas amarelas e outras verde pálido) e a grama também tá perdendo o verde forte... Daqui a poco o frio de verdade chega.
Ainda em que essa semana foi em especial, um frio fora do normal pra época, já tava achando que ia só piorar o frio... Mas não, essa semana já foi mais quentinha (não foi muita coisa, mas já mudou, principalmente de manhãzinha).

Outra coisa que mudou rápido foi a duração dos dias, tá amanhecendo cada vez mais tarde e anoitecendo cada vez mais cedo. E a mudança é super rápida, dá pra perceber por dia, quase, que o céu tá ficando claro mais tarde (isso 7h20, saindo pra pegar o ônibus, com um pouquinho só de luz, mas sem sol).

Além disso, mais fotos do atêlie de fotos...





sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Filosofia

O trabalho de filosofia foi um verdadeiro trabalho... Duas folhas de ideais, mais quatro folhas de rascunho (em francês!) corrigidos pela mamãe e no fim de tudo um texto de oito páginas... Acho que nunca tinha escrito tanto, nem em português.
A semana girou em torno disso e agora que o trabalho foi entregue a matemática toma o lugar... três provas de matemática essa semana, de segunda a terça. Uma prova de matemática especialidade (a gente escolha uma matéria pra ter aulas a mais) e duas provas de matemática normal... Vai ser pesado isso...

Mas falemos de coisas boas...
O curso de foto, por exemplo. Tínhamoas que fazer quatro fotos pra apresentar na quarta. Entre as várias que tirei separei cinco, que vão em ai:






Foi bem intressante a aula, a gente viu as fotos de todo mundo do grupo, separadas por autores. No fim de cada pasta (entre 3 e 5 fotos) o professor fazia uma análise quase que foto por foto e a gente falava qual tinha preferido.
Tinham fotos de tudo, cidade, floresta, flores, animais, coloridas, preto e branco... Bem legal.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Pulseiras

Final de semana lendo textos de filosofia e botando as miconhas pra trabalhar Temos quer fazer dissertação em cima da questão "O trabalho liberta o homem?", muita coisa pra ler, pensar e passar pro papel, mas no fim é bom (eu acho, não acabei ainda, não tô livre disso! hehe).

Também saímos pra tirar umas fotos, temos que levar quatros fotos pro curso de foto quarta-feira, já fiz várias, tenho que separar quatro só. Quando separá-las coloca aqui.

Depois de quase um mês de espera, chegaram as pulseiras que meu pai tinha mandado pelos correios.
E com mais surpresas. Além de 25 pulseiras do Senhor do Bonfim, mais umas 10 pulseiras traçadas e 5 brincos de açaí e coco (pois é, 5 brincos, um tá sem par), ainda recebemos um pacote de pé de moleque, cocada e um pacote de café!!! Baita surpresa, e das boas!
Já demos 2 pulseiras (pra cada) pro Pierre e pro Louis. Amanhã vai ser dia de distribuição de pulsieras. Quero só ver como vai ser isso...

Brigadão Papai!!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Semaninha...

Semana sem nada de especial, escola, casa, fotos...
Fazendo provas na escola e recebendo o resultado de outras... Resultados nem sempre bons, mas não ligo muito pras notas, pra mim elas são meros números, que não vão contar em nada no Brasil. Ai dá pra fazer tudo mais na boa, sem o peso de ter que tirar uma nota. Mas ainda assim me esforço um pouco nas provas, tô como aluno aqui também né!

O curso de foto de ontem foi quase uma terapia em grupo, mas muito legal.
Começamos separando, na conversa só, o que é uma foto boa, bonita, uma foto realizada, uma foto falhada (é, tem termos que não são lá muito fáceis de traduzir, reuciée e ratée são dois deles).
Foi uma discussão só, a gente falava o que achava, o professor fazia suas interpretações e depois anotava num quadro.
Em seguida ele passou um pacote e fotos pra gente, cada um pegou umas 10 fotos, e dentre elas, tínhamos que separar 3 fotos que a gente gostava e 3 que não agradavam, e os argumentos pras separações.
Era direto:
"Mas porque que você gostou dessa foto?"
E em resposta um:
"Ah, não sei, ela me agrada, gostei dela."
"Mas porque? Tenta explicar, qualquer coisa que passa na sua cabeça vale."
E as poucos a gente ia separando o que agradava em uma foto e o que não agradava, mesmo se eram critérios pessoais.

O interessante era ver as diferenças de gosto, muitas vezes uma foto ruim pra um era boa pra outro, e vice-versa.

domingo, 4 de outubro de 2009

Mais fotos...

Depois de quase uma semana sem dar sinal de vida, cá estou.

O frio tá começando a chegar de vez. O outono já começou já começou, dia 21 de setembro, e o clima de outono um pouquinho depois.
As noites nunca foram muito quentes por aqui, mas tão ficando bem frias, e as manhãs também estão bem geladas, sempre com uma névoa pelos campos. É meio ruim pra saer como ir pra escola, ou passar frio pela manhã ou ficar carregando um casaco pelo resto do dia...

Também tá ficando mais frio pra andar de bicicleta, o vento, mais frio, atrapalha um pouco, mas ainda dá pra dar umas voltinhas. E tem que aproveitar enquanto o verdadeiro frio não chega .
Nessa de aproveitar, fui dar uma volta de bicicleta ontem, ver o rio, onde a gente tomou banho uma vez. Sempre que saio pra dar uma volta sozinho vou pra lá, vou ouvindo música com o mp3, tranquilo, passo um tempinho lá, pulando de pedra em pedra, me equilibrando pra não cair na água fria.
O bom é que já é a segunda vez que quando saio do rio o sol tá se pondo. O céu ficando rosa, roxo, laranja, amarelo, tudo que é cor!
Ontem estava com a máquina fotográfica comigo, passei mais de meia hora pra voltar pra casa, cada canto que via o sol, parava pra tirar uma(s) foto(s). (Máquina digital tem isso, dá pra tirar mil fotos e depois separar as 10 melhores... Ainda bem.)

Reflexo do sol no rio... Foram muitas fotos ai.

Dessa vez é o reflexo do sol na grama, parece que tem uma lâmpada por trás das árvores.


Todas as cores de um pôr do sol!!

O que é legal de foto de pôr do sol é que cada minuto que passa o céu muda de cor, então dá pra tirar inúmeras fotos do mesmo lugar, cada vez com uma luz diferente e um céu cada vez mais vermelho.

Hoje nós quatro fomos no cinema, ver o Petit Nicolas. Bem legalzinho o filme, deu pra dar umas boas risadas.
Nada como um final de semana um pouco mais tranquilo nas lições pra dar umas voltas e até sair com o Pierre, pra conversar um pouco, fazia tempo que a gente não saia no final de semana. Mas também passa o dia junto no colégio, é até bom dar um tempo no final de semana...