quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Fotografia

Começou hoje o curso de fotografia.
Muito legal a aula, já começamos fazendo fotos, com caixas transformadas em máquinas.
O professor fez umas três fotos, só pra explicar como funcionava a máquina e depois fomos revelar as fotos.
Fizemos o processo todo, revelar o negativo, passa pro positivo, fazendo todos os testes de exposição do positivo, pra depois revelar um positivo final.
Isso tudo numa sala escura, com algumas luzes vermelhas, só pra gente ver o que está fazendo.
No grupo somos 11 pessoas, sendo que 3 são colegas do grupo no colégio, mas pelo jeito rapidinho já vamos ser 11 amigos lá no meio.

E falando em foto...
Não é só o pôr do sol que é bonito por aqui, o nascer do sol também é muito bonito, ainda mais pela neblina matinal nas partes mais baixas dos campos.
Saindo de casa, 7h e 20min, o sol nascendo e eu com a máquina na mão já...
Dia 29/09 :
Dia 30/09 :

domingo, 27 de setembro de 2009

"Mudaram as estações..."

Além da temperatura, dá pra perceber que o inverno tá chegando pelo pôr do sol.
Durante o inverno os pôres do sol eram lindos, o céu ficava super vermelho. Durante o verão mudou um pouco, eram mais sem graça.
Mas ao poucos o céu tá ficando mais vermelho durante o pôr do sol, muito bonito, o sol fica enorme e o céu todo num laranja avermelhado muito lindo.

Esses são os vizinhos aqui do lado. Quase sempre que a gente chega eles (a mãe e um filhote) vêm pra perto da cerca, atrás de pão velho. Tão mal acostumados já.

sábado, 26 de setembro de 2009

Mcdo

Sexta tranquila, acabamos as aulas era meio dia. Saindo da escola fomos direto pro Mc Donald's.
Estávamos em uns 7 lá comendo sanduba, conversando, e pra váriar, falando e fazendo besteiras. Assim que é bom!

Saindo de lá, viemos andando devagar e sem pressa, além de ser longinho do colégio, ninguém tinha aula mesmo. Voltando pro colégio ficamos zonando, tirando foto, cantando, fazendo de tudo pra bagunçar mesmo.
Nisso que estávamos em uns 15, toda a galera também sem aula. O bom dessas zonas é que junta povo de várias salas, e eu cada vez tô em um grupo, ando mais com um, mas sempre bagunço com quem começa a bagunçar.

Mais um final de semana fazendo atividades... Menos que a semana passada, mas ainda são várias.
Oh coisa boooa....

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Nozes

Período de nozes por aqui.
E tem um pé de noz pertinho da parada do ônibus. Sempre que descemos ali paramos um pouco na beira da rua e pegamos as nozes no chão. Quebramos elas na estrada mesmo, pisando em cima e comemos umas 2 ou 3 antes de continuar o caminho.
É bem estraha a fruta da noz. Estamos acostumado só com a noz mesmo, nunca tinha pensado como é a noz verde ainda. A fruta lembra um pouco a cara de um limão, a cor e o tamanho, mas com uma textura diferente, depois que fica madura ela abre e deixa a noz cair. Ai é só quebrar a casca e comer o miolo!

Ontem rolou um almoço diferente na escola.
Na verdade foi diferente justamente porque não foi na escola. Fomos almoçar na casa de um colega que mora pertinho do colégio. A mãe dele comprou uns frangos assados pra gente (mas a gente que vai pagar) e fizemos umas batatas fritas no forno. É bom que muda um pouco a rotina e a gente volta mais animado pra aula. Além do que fazer zona , mesmo que seja pequena, na casa de colega é sempre bom.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Turistas

O assusto hoje no colégio foram os alunos de "intercâmbio". São alunos Alemães e Suecos, que vêm passar uma semana na casa de um aluno do colégio. Na verdade acho que são mais Alemãs e Suecas, não reparei nenhum cara entre os de fora.
Uma colega da sala recebeu uma Alemã, elas foram hoje na aula e tentei conversar com a Alemã. A pergunta que fiz : "Você fala francês?"... Pela cara que ela fez já adivinhei a resposta... "Um pouco só.", ainda tentei falar em inglês com ela, mas foi incirível como não veio o inglês, saiu uma mistura feia (muito feia) de inglês com francês...
Pois é, fica acostumado a falar um lingua estrangeira, quando precisa de outra ela não vem!!

O pessoal ainda ficou tirando sarro "Começa com um Brasileiro, depois vêm Alemães, Suecos... Tá virando zona isso já!"
Hoje a galera tava animada pra fazer bagunça. Só presta assim mesmo. hehehe

sábado, 19 de setembro de 2009

Uvas

Depois de alguns meses com as uvas no pé, elas começaram a amadurecer.
Pois é, tem uma parreira em frente de casa. Bem engraçado porque no inverno era só um troco fino e seco, mas com a primavera o tronco virou uma baita parreira, que se espalhou por tudo que é lado no cantinho dela.
Agora as uvas estão começando a amadurecer, mesmo que já estejam lá há um bom tempo.
Não são muito doces, mas é um azedinho bom até.


Cheio de atividade pro colégio e um monte de coisa que não tô entendendo muito bem... E muitas vezes tem que escrever bastante coisa em francês ainda... Cansa isso! Tá batendo uma saudade do Brasil...

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Tô vivo!!

Pois é, tá meio difícil de postar todos os dias, tarefa que não acaba mais, e mesmo se não vou ter nota nem nada, tenho que fazer uma boa representação do Brasil pros professores, né!?

Hoje de tarde a gente (eu, o Pierre e um outro colega) fomos visitar uma base aérea aqui por perto.
Era um dia aberto pra escolas visitarem (mesmo se da nossa escola só fomos nós três), com aviões em exposição e stand do exército com veículos e armas.
Ficamos conversando com um piloto lá, pois o nosso colega (Xavier) quer fazer prova pra entrar no Armée de l'air. (Pois é, eu minhas histórias de arranjar amigos futuros pilotos de caça...)
O cara foi super gente fina com a gente, deu dicas pro Xavier e ficou contando experiências que ele passou como piloto, inclusive uma que ele foi pro Brasil...
E essa foi no ano passado, CRUZEX IV, com base em Natal. Muito engraçado ouvir o cara falando de Ponta Negra, caipirinha, rodízio de carne, pipa...
Bem legal a saida

sábado, 5 de setembro de 2009

Londres (2)

Segundo dia em Londres, acordar cedo depois de ter passado o dia anterior andando e ter ido dormir (relativamente) tarde, mas com a ideia de passar o dia andando mais e conhecendo outros pontos da cidade. Dessa vez tava com uma mapa/guia na mão, bom colega ele, conhece Londres toda, e ainda me falava um pouco dos pontos turisticos da cidade.

Dei a volta no Hyde Park dessa vez, conhecer os pontos por fora do parque. Um desses pontos era o Wellington Arch. O arco mesmo não foi o mais legal da praça, mas sim os inúmeros monumentos ao redor. Monumento aos soldados australianos que lutaram pela Inglaterra durante a II Guerra, monumento aos soldados da Artilharia que morreram na II Guerra... Eram vários, um perto do outro.
Wellington Arch

Em seguida voltei ao Palácio de Buckingham pra ver a troca de guarda. Dessa vez não faltava gente, nem parecia o mesmo lugar do dia anterior, que estava vazio quase. Bem legal ver a guarda com suas roupas vermelhas e seu chapéu de pêlos, super conhecidos. Mas fora isso não foi uma das coisas mais legais, mesmo ouvindo a guarda tocando "Mamma Mia" e "New York, New York".
A banda de soldadinhos de chumbo vermelho

A outra banda... (não me pergunte o porquê de duas)

E dá-lhe gente!

Saindo de lá e indo pro Natural History Museum, uma policial me parou, viu que tava tirando foto de uns prédios e quis conversar um pouco. A região é de algo que não entendi (ela falou duas vezes, mas não adiantou) e podem acontecer atentados por ali. Como ela viu eu tirando foto, ficou meio desconfiada, eu acho. Mas foi tudo tranquilo, ela só anotou meu nome e me indicou um caminho melhor até o museu, passando pela Harrods, uma mega loja com tudo dentro e um prédio bem bacana. Foi engraçado ter que me virar em um verdadeiro diálogo em inglês - praticamente o único diálogo de verdade que rolou.

Não foi esse o prédio, mas era um parecido... São vários nesse estilo.

Harrods

Chegando no Natural History Museum... O prédio por fora já valia a pena, super bonito e cheio de detalhes. Mas a graça mesmo tava lá dentro, vários fósseis e esqueletos de dinossauros e outros bichos. A fila pra ver a seção dos dinossauros tava enorme, só vi os que tinham em outras seções, como alguns dinossauros marinhos. Também achei legal a parte dos mamíferos, com esqueletos de vários animais, inclusive um de uma baleia-azul, enorme, a sala toda quase.
Logo em seguida passei pelo Science Museum, logo atrás do de Natural History.
Fui um passeio rápido, já tava ficando cansado e tinham várias outras coisas que eu ainda queria ver, queria aproveitar pra ver tudo que tinha direito.
O museu

Próxima parada, City of London, a parte velha da cidade, onde tem a Tower of London - um castelo muito massa, umas das coisas que mais gostei -, a Tower Bridge, o HMS Belfast - navio de guerra que virou museu -, o Shakespear Globe Theater, a St. Paul's Cathedral, entre outros prédios e igrejas. Dessa vez fui de metro, passar o dia todo andando a pé mata!

London Tower

Grande amigo Underground!

Tower Bridge

A ponte abrindo! Baita sorte que eu tive.

HMS Belfast

Shakespear Globe Theater


St. Paul's Cathedral

Essas visitas foram todas de vista, não entrei em nenhum dos prédios, já tava no fim de tarde e as últimas visitas já tinham entrado. Além disso alguns eram pagos, e meu passeio em Londres foi bem estudante, não paguei nada pra visitar tudo!

Visitas terminadas, voltar pro albergue e ir logo dormir, dia seguinte acordei 5h30 pra pegar metro, pra ir pegar o trem pra ir pegar o avião! Só faltou ônibus...

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Londres (1)

Bom, vamos ao que tava enrrolando pra contar.

Primeiro dia, pegar avião sozinho, me virar em uma cidade desconhecida, com uma língua diferente da minha, pegar o metro e ainda achar o albergue (outra novidade), isso tudo sozinho.
Depois de algumas surras com os sotaque inglês e o ouvido acostumado a trabalhar em francês, conseguia entender o que os outros diziam e falar o que queria (a janta(hamburguer...), cartão telefônico, dúvidas no albergue...).

Por sorte fiquei com mais três franceses no quarto, um cara e duas garotas, de Toulouse. Na noite do primeiro dia mesmo já estávamos jogando baralho no chão do quarto, os quatro.

De noite mesmo ligue pra Luana, uma colega da sala do CEFET, que tá morando em Cardiff, a uns 200km de Londres. Já tínhamos combinado de se ver, mas só um "dia 26 a gente se vê", faltava combinar melhor.
Por "combinar melhor" temos um "Tudo bem de você ir me esperar na Euston Station, amanhã, lá pelas 11h? Ainda não comprei o bilhete do trem, mas amanhã vejo isso." Bom, foi assim que ela falou no telefone e a gente combinou de se encontrar...

Albergue com café da manhã, café com os francês e vamos andar! Comecei dando uma volta no Hyde Park, logo em frente do albergue. Acabei saindo do lado do Natural Science Museum e de lá, metro pra Euston Station...
O mais engraçado do combinado foi que depois de uns 10 minutos sentado esperando-a, decidi ir ligar pra ela. Como não tenho celular, sai procurando um telefone e acabei encontrando a Luana andando no corredor, vindo na minha direção... Acho que se a gente tivesse combinado melhor não ia dar certo isso!

De lá fomos andar por Londres, passamos na Trafagal Square e visitamos - bem rapidinho - a National Gallery (museu com quadros, de graça pra entrar), em frente da Trafagal Square.

"Aunt, could you please take a picture for us?"

Trafagal Square

Continuamos o passeio e fomos ver o Big Ben. Confesso que esperava mais dele. Depois que chega lá ele fica meio sem graça, falta um pouco de vida nele. Ainda é bem bonito, mas meio morto.
E do lado do Big Ben tem a London Eye, uma roda gigante em cima do Thames. Boa pra brincar de tirar foto (de baixo dela, porque pra subir lá é bem carinho)


A Luana tinha que estar na Vitoria Coach Station (estação de ônibus, perto até daonde a gente tava) às 17h30, pra pegar o ônibus de volta pra casa. Nessa de passeia, conversa, senta pra observar tudo, acabamos saindo meio tarde, e depois de corre, pergunta onde é a estação, vê que viramos na rua errado, chegamos lá na hora que o ônibus tava saindo. O motorista sacana nem quis parar.
Pra resumir, viagem transferida pras 20h.

Ou seja, tínhamos mais um tempinho pra passear, mas com mais cuidado com a hora.
Fomos ver o Palácio de Buckingham. Tava chuviscando e já tava meio tarde, por isso não tinha quase ninguém lá em frente, deu até pra tirar foto brincando.

A rainha tá em uma das janelas dando tchauzinho. Pode procurar.

Big Ben, visto do palácio de Buckingham

Quem disse que a gente precisa ser sério em frente da casa da rainha!?


Na volta pro albergue, cansado que só, ainda sai com a galera pra ir tomar uma cerveja num barzinho perto do albergue.
Bem tranquilo, sentado lá, falando francês, depois de ter passado o dia falando português...

Ó o povo ai!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Pequeno resumo do que rolou em Antibes (Parte 2)

Continuando as férias em Antibes...

Fomos no Aqualand, um parque com orcas, golfinho, focas e a papagaiada toda. Fomos com uma aluna da minha mãe, que está trabalhando aqui na França. Nos encontramos lá e passamos o dia vendo os bichos fazendo piruetas e falando em portugues. Um dia de solão, quente mas bom até.


Passeamos em Nice, que fica bem do lado de Antibes. Cidade grande, maior que Antibes (que comparando com St. Germain já cidadezona). Já conheciamos a cidade, mas dessa vez a máquina fotográfica foi junto.


Pegamos um dia para ir para a Itália, comprar azeite e conhecer um pouco também. Pois é, ir pra Itália comprar azeite... Primeira vez para nós, mas para o Eric & família isso é normal quase...
Compramos o que tínhamos que comprar e fomos passear. Passeamos em Sanremo. Muito bonita a cidade, no meio das montanhas e com o mar do lado, passeio bacana.


Na volta, uma passadinha em Monaco, um "vilarejo" no meio do caminho. A noite tava chegando, então não deu pra tirar muitas fotos, mas ainda assim deu pra ver que mesmo sendo um ovo, Monaco é rico que só.
Só de exemplo: os carros estacionados num café, faziam uma exposição quase, ferraris e tudo o mais. Tinha até gente tirando fotos do lado dos carros. Deve ser estranha a sensação de ver alguém tirando foto com seu carro (polícia não conta).

Monaco em francês e Monte-Carlo em italiano.

Pra aproveitar o último dia em Antibes, um passeio sem compromisso pela cidade. E dá-lhe fotos...

Se vocês procurarem bem, deve dar pra ver uns topless ai no meio...

Depois fomos em Cannes, cidade bem chique também. Mas demos uma voltinha por lá só, só pra dizer que já passamos em Cannes. Hehehe

Esse prédio amarelo é aonde rola a Festival de Cannes

Amanhã volta às aulas. Voltar a acordar cedo, a falar merda em francês com a galera e rever o povo todo.