sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Suíça (pt.2)

Bom, falei do lugar mas esqueci de falar o nome. A cidade é Montet, uma cidadezinha, com uns 300 habitantes, numa região de campanha, lembra um pouco aqui.

O Múcio é como um coordenador lá da escola, e a língua base de lá é o italiano, pela lógica o movimento veio da Itália (não certo disso, mas é o lógico). E como eu não falo italiano... Me virava misturando francês com português. Pra entender até vai, tem muita coisa próxima do francês, mas pra falar não rola, só o mínimo "Io no parlo italiano!" e pronto! O mais que tentava falar, não sei se era mais pro italiano ou pro espanhol.

Chegando lá, me levaram pra casa eles estão. A maioria dos alunos fica em apartamentos no prédio principal, um casarão antigão, bem legal, mas além dos apartamentos existem duas casas pros alunos ficarem. Na casa que fiquei já tinham sete pessoas, três brasileiros (incluindo o Igor), um português, um coreano, um tailandês e um indonésio. O pessoal me recebeu super bem , fiquei até um pouco surpreso. De noite mesmo fomos dar uma volta pela escola, conhecer o lugar, e muito brasileiros nessa voltinha.

No dia seguinte (sábado) levantei junto com todo mundo e fui lá pra escola. Enquanto o Igor tava na banda (toca bateria, aprendeu por aqui, e tá se virando bem) ajudando a animar o grupo que eles tavam recebendo (molecada que vem conhecer o lugar e o movimento), fui dar uma volta pela cidade. Sai tirando fotos, não muitas, mas algumas várias. O céu tava com uma neblina chata, que só foi sumir depois do almoço...

Voltando, almoçamos, a galera mesmo que prepara o rango na casa, e o Igor foi me mostrar um pouco a cidade pro lado da casa, umas trilhas e um parque por ali. Legalzinho o lugar.
Na volta pra escola, assistimos um pouco as apresentações pra molecada (em italiano...) e depois fomos dar uma volta pela escola, ele me mostrou o quê que ele faz por lá. No meio dessas encontramos o Múcio, de saída pra Payerne. E lá fomos nós, dar uma volta em Payerne. Cidade maiorzinha, pequena ainda, mas maior já (fácil ...). Pena que não deu pra ver o lago que tem perto dessas cidades, tá uma neblina forte em cima do lago, a gente via só uns barquinhos que tavam passando, mas nem via a água.
Depois de Payerne fomos em Estavayer-le-Lac, cidade ali do lado também. Bem legal a cidade, meio medieval, com um castelo bem bonito.

De noite fomos pro barzinho da escola lá, tinha até guaraná lá, mó legal! Ficamos lá conversando, em francês com um ou outro, em português com a maioria, em portunhol com outros... Uma zona grande, mas bem gostosa. Voltando pra casa, uns colegas de outra casa vieram junto, foi entrar e correr pros quartos acordar todo mundo, isso já era quase meia noite... Depois que o pessoal voltou pra casa e pros quartos, fui pra cozinha, tava rolando o barzinho dos asiáticos, o cara da Coreia, o da Tailândia e um do Mianmar (olha , quem conhecia essa país ?). Como o papo lá era em inglês (os asiáticos apanham com o italiano), sentei e ficamos até 2h da manhã conversando lá, papo bom, cheio de perguntas sobre o país dos outros, inclusive voltei pra casa com um papelzinho escrito em coreano e em Birmanês(língua de Mianmar). Muito estranha as línguas.

O sábado foi mais calmo, acordei bem depois da maioria da casa, e fiquei por lá, fui dar uma volta na trilha, tirar mais fotos e depois fui encontrar o povo lá na escola.
De tarde o Múcio e o Igor foram me deixar em Yverdon e peguei o trem de volta pra casa...
De volta pra casa em termos, peguei o trem pra Basel, pra depois pegar um pra Mulhouse e depois um ônibus pra Belfort... Onde encontrei mais dois brasileiros, que tão estudando aqui na França, viemos conversando durante a viagem toda.

Em Belfort mamãe foi me buscar e acabo a viagem sozinho!

Pra mudar de assunto, as aulas voltaram e amanhã tamo indo pra Paris, minha mãe vai assistir a defesa da tese de um colega dela da universidade (no Brasil...).
Vamos amanhã e voltamos domingo...

2 comentários:

  1. Paris!!??? Depois conta se vcs viram os novos shows de luzes que eles estão fazendo na torre Eiffel!!!

    ResponderExcluir
  2. Uau!! Como conhecer o mundo inteiro em apenas uma viagem!! hahaha
    Bjoss ;***

    ResponderExcluir