sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Abrasileirando as coisas...

Essa semana, pra matar a saudade, mãe comprou duas mangas (a fruta mesmo) no super mercado... Mangas brasileiras, vindas do Vale do São Francisco! Só sei que as mangas brasileiras do Brasil são melhores que as mangas brasileiras da França... As daí são mais doces (e também viajam menos pra chegar até a prateleira...)

Hoje vai rolar festa aqui em casa. Fizemos uma feijoada pra galera, vêm uns 10 amigos pra cá. Vamos jantar feijoada e depois fazer zona! Minha mãe e o Eric foram viajar, pra liberar a casa mesmo, e aproveitar pra viajarem sozinhos um pouco, e o Gui vai dormir na casa do Pierre, com o Louis, vão assistir Harry Potter (o último, sei lá o nome) e vai ficar por lá.
O povo vai dormir por aqui mesmo, a zona vai ser boa... Pena que tá frio lá fora, ai tem que ficar todo mundo preso dentro de casa mesmo.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Filosofia...

Meio corrido aqui, correndo pra acabar o trabalho de filosofia (de novo)...
E pra ajudar, meio doente, só coisa boa...
Sexta-feira escrevo um pouco mais (vai ser fácil bater 4 linhas) pra contar como vai ser o final de semana por aqui.

domingo, 22 de novembro de 2009

Caça ao sol!!

O final de semana começou bem, sexta-feira acabamos a aula meio dia, mas ficamos por lá até às 5 e meia, horário normal do ônibus.
Ficamos jogando poker, um colega levou uma maleta de poker e tudo. Estávamos em uns 5 jogando, por uns 15 minutos, até que a coordenadora chegou e acabou com a festa, não pode jogar no colégio...
Arrumamos tudo e fomos procurar um lugar fora do colégio pra jogar. Procura um canto, procura outro, acabamos por nem continuar o jogo, mas fomos prum barzinho perto do colégio, e ficamos por lá, jogando totó (pebolim) e zonando.
Depois ainda voltamos pro colégio pra bagunçar mais por lá, sexta é o dia da bagunça!

Ontem mais tranquilo em casa, ajeitando a frente da garagem com o Eric. Com a chuva, a grama na frente da garagem vira uma lama e o carro não consegue subir. Ontem e hoje ficamos lá, com uma ajudinha do Gui, arrancando um camada de terra pra depois colocar cascalho... Com as mãos e as costas todas machucadas...
Mas teve o lado bom do sábado também... Fomos jogar ping-pong com o Pierre e o Louis (do lado da quadra de tênis tem duas mesas de ping-pong). Na volta, o Gui e o Louis foram pra casa e eu e o Pierre fomos tirar fotos do pôr do sol.
Nessa de tirar foto do pôr do sol, emendamos com fotos da lua e vários testes de fotos com pouca luz. Até que não ficaram tão ruins...


St. Germain by night!

Hoje o plano era acordar cedo e ir tirar foto do nascer do sol, eu e o Pierre. 6 e meia já tava lá fora, antes do sol ainda, mas nada do Pierre... Esperei um pouco e comecei a jogar pedrinhas na janela do quarto dele, pra ver se ele vinha.
Quando apareceu, foi pra dizer pra gente ir mais tarde, esperar um pouco o sol. Voltei pra casa e quando sai de novo, a luz do sol já tava aparecendo nas nuvens. Como o Pierre não vinha, fui sozinho.
Nascer do sol super lindo, quer dizer, antes do nascer do sol, céu e nuvens indo do azul/violeta prum rosa/laranja meio loco mesmo. Mas foi o sol nascer e acabou a festa, ele se escondeu atrás das nuvens e só foi reaparecer no pôr do sol.


Chegando em casa ainda tirei umas fotos da nossa floresta de champignons.
Depois que começou a esfriar, o champignons brotaram de monte no quintal de casa...

E foi só ele reaparecer e lá fomos nós de novo, caçar fotos do sol. Tiramos fotos do pôr do sol e depois fomos pro Monts Revaux, fazia tempo que a gente não ia lá. Ficamos um bom tempo lá, tirando fotos do lago e dos reflexos na água.




quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Saída de fotos

Ontem fui pra fotografia sozinho, quase.
Dos colegas, somos quatro que fazemos o curso, mas dos quatro só eu fui. Fiquei direto no colégio e tive que me virar pra voltar, não tinha colega pra dar carona e minha mãe tinha ido buscar o Eric no aeroporto (voltando do sul).

E o pessoal que falto, escolheram o dia errado pra não ir... Fomos dar uma volta em Lure, pra tirar fotos da cidade/natureza, o tema que a gente tem que trabalhar em cima.
Vale foto só de cidade, só de natureza, de cidade com natureza, natureza com cidade...
Tem muita coisa ai pra imaginar.

Andamos quase uma hora. Quase uma hora pra dar a volta no quarteirão... Hehe. Távamos em quase 10, ai volta e meia parava todo mundo em um canto, todas as máquinas apontadas prum mesmo lugar, por exemplo prum telhado cheio (mesmo!) de pombos. Todo mundo esperando os pombos voarem.
Eu consegui uma foto, meio na sorte, pois tinha acabado de tirar uma foto do lugar ao lado deles, na pressa virei e consegui uma deles voando.
O complicado é achar coisas novas e gostar das fotos quando a gente tá acostumado a ver a cidade, falta algo novo, diferente, pra fazer as fotos mais legais...
Mas tá ai o desafio de fazer as fotos...




Pode não parecer, mas é colorida essa foto...

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Suíça (pt.2)

Bom, falei do lugar mas esqueci de falar o nome. A cidade é Montet, uma cidadezinha, com uns 300 habitantes, numa região de campanha, lembra um pouco aqui.

O Múcio é como um coordenador lá da escola, e a língua base de lá é o italiano, pela lógica o movimento veio da Itália (não certo disso, mas é o lógico). E como eu não falo italiano... Me virava misturando francês com português. Pra entender até vai, tem muita coisa próxima do francês, mas pra falar não rola, só o mínimo "Io no parlo italiano!" e pronto! O mais que tentava falar, não sei se era mais pro italiano ou pro espanhol.

Chegando lá, me levaram pra casa eles estão. A maioria dos alunos fica em apartamentos no prédio principal, um casarão antigão, bem legal, mas além dos apartamentos existem duas casas pros alunos ficarem. Na casa que fiquei já tinham sete pessoas, três brasileiros (incluindo o Igor), um português, um coreano, um tailandês e um indonésio. O pessoal me recebeu super bem , fiquei até um pouco surpreso. De noite mesmo fomos dar uma volta pela escola, conhecer o lugar, e muito brasileiros nessa voltinha.

No dia seguinte (sábado) levantei junto com todo mundo e fui lá pra escola. Enquanto o Igor tava na banda (toca bateria, aprendeu por aqui, e tá se virando bem) ajudando a animar o grupo que eles tavam recebendo (molecada que vem conhecer o lugar e o movimento), fui dar uma volta pela cidade. Sai tirando fotos, não muitas, mas algumas várias. O céu tava com uma neblina chata, que só foi sumir depois do almoço...

Voltando, almoçamos, a galera mesmo que prepara o rango na casa, e o Igor foi me mostrar um pouco a cidade pro lado da casa, umas trilhas e um parque por ali. Legalzinho o lugar.
Na volta pra escola, assistimos um pouco as apresentações pra molecada (em italiano...) e depois fomos dar uma volta pela escola, ele me mostrou o quê que ele faz por lá. No meio dessas encontramos o Múcio, de saída pra Payerne. E lá fomos nós, dar uma volta em Payerne. Cidade maiorzinha, pequena ainda, mas maior já (fácil ...). Pena que não deu pra ver o lago que tem perto dessas cidades, tá uma neblina forte em cima do lago, a gente via só uns barquinhos que tavam passando, mas nem via a água.
Depois de Payerne fomos em Estavayer-le-Lac, cidade ali do lado também. Bem legal a cidade, meio medieval, com um castelo bem bonito.

De noite fomos pro barzinho da escola lá, tinha até guaraná lá, mó legal! Ficamos lá conversando, em francês com um ou outro, em português com a maioria, em portunhol com outros... Uma zona grande, mas bem gostosa. Voltando pra casa, uns colegas de outra casa vieram junto, foi entrar e correr pros quartos acordar todo mundo, isso já era quase meia noite... Depois que o pessoal voltou pra casa e pros quartos, fui pra cozinha, tava rolando o barzinho dos asiáticos, o cara da Coreia, o da Tailândia e um do Mianmar (olha , quem conhecia essa país ?). Como o papo lá era em inglês (os asiáticos apanham com o italiano), sentei e ficamos até 2h da manhã conversando lá, papo bom, cheio de perguntas sobre o país dos outros, inclusive voltei pra casa com um papelzinho escrito em coreano e em Birmanês(língua de Mianmar). Muito estranha as línguas.

O sábado foi mais calmo, acordei bem depois da maioria da casa, e fiquei por lá, fui dar uma volta na trilha, tirar mais fotos e depois fui encontrar o povo lá na escola.
De tarde o Múcio e o Igor foram me deixar em Yverdon e peguei o trem de volta pra casa...
De volta pra casa em termos, peguei o trem pra Basel, pra depois pegar um pra Mulhouse e depois um ônibus pra Belfort... Onde encontrei mais dois brasileiros, que tão estudando aqui na França, viemos conversando durante a viagem toda.

Em Belfort mamãe foi me buscar e acabo a viagem sozinho!

Pra mudar de assunto, as aulas voltaram e amanhã tamo indo pra Paris, minha mãe vai assistir a defesa da tese de um colega dela da universidade (no Brasil...).
Vamos amanhã e voltamos domingo...

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Besançon e Suíça (pt.1)

Uns dias ausentes, não tava por aqui mesmo.
Na quinta fomos (Pierre, Maxime e eu) pra Besançon, mais pra sair de casa mesmo.
O Maxime foi dirigindo e ficamos na casa dos avós deles. Muito gente boa os dois.
Chegamos pro almoço, e de tarde fomos visitar a cidadela de Besac (apelido carinhoso pra cidade).
Tem de tudo lá dentro, zoológico e vários museus. Visitamos quase tudo lá dentro, e a vista lá de cima é muito bonita, dá pra ver a cidade toda quase ( com preguiça de separar as fotos e postar aqui...)

Saímos de lá no fim da tarde, e fomos dar uma volta pela cidade. Rodamos um pouco, nos perdemos mais um pouco e acabamos chegando na casa dos avós deles, bem na hora da janta.
Depois da janta, fomos dar uma volta em Besac by night. Na verdade foi só uma volta mesmo, a cidade tava meio vazia e a gente meio cansados da viagem, só tiramos umas fotos e voltamos pra casa.

Sexta de manhã fomos visitar uma tia dele, lá em Besançon mesmo. De lá, verifiquei o que faltava na internet (horários de trem e avisar os contatos) e fomos almoçar no McDonald's. De lá já fui pra estação de trem, comprei as passagens e peguei o ônibus (pois é...) pra começar a viagem.

Fui pra Suíça, visitar o Igor, colega da natação, que tá por lá. A cidade não é muito longe daqui, 100 km em linha reta, mas na hora de viajar, foram 5 horas de viagem a partir de Besançon. O ônibus me levou até Dole, pertinho de Besançon. Esperei quase uma hora e peguei um trem pra Vallorbe, Suíça já. De lá liguei pro Igor e pedi pra eles irem me buscar em Yverdon, minha próxima e última parada.
Fiquei em Vallorbe 2 horas esperando o trem, em uma estação quase abandonada. Foi engraçado porque tinha um garoto esperando o trem lá também. Depois de um tempo sentei perto dele e começamos a conversar. Ele tava vindo da Eslováquia, dando um tour pelo sul da Europa, visitando família e colegas. Bem legal o cara, fomos até dar uma volta na cidade, pra ver o que que tinha por lá (não era grande coisa). Voltando, ele pegou seu trem e eu fui tirar fotos da estação.
O ônibus chegou, e lá fui eu pra Yverdon. Chegando lá esperei uns 20 minutos e o Igor e o Múcio chegaram.

Ele tá em uma "escola" do movimento Focolari, um movimento religioso (que eu nunca tinha ouvido falar). Ele vai passar um ano aqui (chegou em setembro). E na escola tem gente de todos os cantos do mundo...

(já foi bastante por hoje, vou guardar um pouco pra escrever amanhã)