domingo, 31 de maio de 2009

Trial

Passeio de hoje, trial de 4x4 em Fresse, cidade aqui por perto.
Eram inúmeros tipos de jeeps e similares, fazedo um percurso de demonstração.
Todo ano tem esse evento nessa cidade, os caras se juntam só pra fazer bagunça e beber cerveja (muita cerveja). Era em um terreno aberto assistia quem quisesse, sem pagar nada. Cordões marcavam a pista e a galera se amontoava ao redor.

A pista começava com morros, depois do último tinha uma parte com lama, nada demais, mas já atrapalhava um bocado. Além da lama, o terreno era muito irregular, vários carros viravam ao descer. O primeiro carro virando foi mó surpresa pra mim, depois do quinto já tava perdendo a graça. Logo que capotava juntava a galera do apoio, ou até mesmo os espectadores pra ajudar a desvirar o carro.

Depois dos morros (uns três) tinha uma gangorra. A ideia era fazer o possível pra equilibrar o carro, mas só vi um que conseguiu deixar a gangorra no meio, parada. A maioria descia devagar, mas não conseguiam parar no meio.

A parte mais legal (e mais suja também) era a poça de lama. Grandinha a poça, vários carros se enrrolavam pra passar. Mas só um parou no meio. Parou, o cara saiu por cima do carro, ajeitou o motor, voltou e saiu da poça. Deu pra tirar um foto dele zuando com a galera, do estado do interior do carro. (Vários caras brincavam com o público, bem na diversão mesmo.)

No final da zona, carros sujos, alguns quebrados (vimos uns três reboques carregando jeeps na estrada por perto) e várias grupos reunidos, sentados, conversando e bebendo. Acho que também foi culpa da cerveja várias das capotadas dos carros.

sábado, 30 de maio de 2009

Fotos

Já tava ficando com saudades de tirar fotos daqui. Hoje deu pra matar essa saudade, quase sem querer, mas deu.
Saimos de tarde, era só pra dar uma volta pra sair de casa, mas peguei a máquina fotográfica. Ainda bem, porque dessas "voltinhas" sempre saem fotos legais.

Assim que saimos da cidade passamos por um cara tentando fazer paraglider. Ou tava tentando, ou testando a vela, ou ainda só brincando, porque tava no chão, só brincando de controlar a vela. Já vimos várias pessoas fazendo paraglider ou outros esportes com vela no mesmo lugar. Um campão aberto e vento dá nisso.

Logo em seguida vimos um fazendeiro fazendo montes de feno. Mas do jeito antigo. Eram quadrados de feno. Em geral a gente vê rolos de feno, mais atuais, mas esse era do modo antigo, um trator velhão que fazia tudo, inclusive passava o cordão pra travar o bolo todo.

Mais um pouco, umas estradas novas, umas boas subidas no meio de florestas, e chegamos em um monumento à Resistência Francesa. Naquela região foram mortos alguns civis, não entendemos se eram do exército da resistência ou só a ajudavam. Mas o monumento era em homenagem essas pessoas.
Mesmo estando no alto, no meio do nado, era super bem cuidado, a grama bem cortadinha e tudo em ordem. E a vista...


Foto panorama meia boca, ainda tô aprendendo a usar o programa.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Professores

Já deve ter falado sobre os professores aqui, mas depois de mais um tempo de aula dá pra aumentar as observações.
A grande diferença é que os professores são mais sérios aqui. Mais sérios com os alunos e com o trabalho.
Além de sérios eles tem mais moral com os alunos, e as vezes abusam dessa moral também. Fazendo piadas com os alunos, tiram sarro, em geral só pra brincar, mesmo que tenham umas brincadeiras um pouco pesadas, mas têm vezes que dá pra perceber que são piadas mais pesadas, pra esculachar mesmo.

Por outro lado, eles são mais atenciosos com os alunos. Eles prestam mais atenção em cada aluno, individualmente, como tá indo o pregresso nas aulas, nas provas, nas outras matérias até. Eles têm essa atenção maior, também por causa do dossiê de cada aluno que eles têm que fazer, conhecendo melhor cada aluno é mais fácil de escrever algo sobre ele.
Aqui não vai só nas notas do boletim, tem também um dossiê, onde cada professor fala algo sobre o aluno. Seu comportamento em sala, se é uma aluno esforçado...
E isso conta bastante pro Bac (o vestibular daqui) deles. Além das provas normais, os examinadores (nacionais, não tem essa de uma prova pra cada universidade) podem utilizar o dossiê na hora de dar as notas pros alunos.

Mas essa enrrolação do Bac fica pra outra postagem, é algo bem mais complicado do que 4 linhas.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Eleições Européias

Passamos a tarde em Belfort. Já é bem a quarta vez que vamos lá e ainda não fomos no dito forte... Sempre ficamos enrrolando na FNAC, vendo livros, CDs, eletrônicos e tudo o mais, e acabamos perdendo a hora de ir ver o forte...

Mas pra falar de algo "interessante", não sei quando, vai rolar uma Eleição Européia. Várias cidades que a gente passa têm cartazes com os candidatos franceses. O Eric tentou me explicar um pouco como funciona esse sistema, meio complicadinho de entender.
Essas eleições são para eleger os deputados que representaram a França no câmara européia. Existem as leis européias, que todos os paíes da União Européia têm que seguir, porém cada país é soberano em seu território para criar suas próprias leis, desde que elas se encaixem nas européias.
Meio enrrolado isso, as leis európeias não mandam nos países, porém os países têm que seguí-las.
Por causa dessa dificuldade em entender como funciona o esquema, algo em torno de 60% da população da França não deve votar nessas eleições, já que não são obrigados.
É nisso que dá querer tem regras pra tudo e qualquer coisa que você pense em fazer.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Músicas! (10)

Olha aê, décimo post com as músicas que tocam por aqui!
Décimos post salvador de dias sem idéia!
E entres esses posts já se vão 10 semanas... Com algumas segundas trocadas por terças, mas sem deixar nenhum passar! Vamos comemorar!!
Legas vai ser montar um CD com essas músicas depois.
E lá vão mais duas.

Jame Morrison ft. Nelly Furtado


Depeche Mode - Wrong

É, o Youtube tinha que avacalhar... Sem vídeo liberado pra outros sites, mas ainda dá pra ver o vídeo no link acima.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Julien

O Eric chegou de viagem hoje de madrugada, lá pela 1h da manhã, e era pra ter chego às 22h. Eles pegaram um baita congestionamento na Suíça, umas 4h parados, quase. Eles fazem o caminho do sul até aqui pela Suíça, não sei se é mais curto, mais rápido...

Bom, "eles chegaram atrasados" porque o filho mais velho do Eric veio com ele. O Julien. Fazia tempo que não via ele, tá bem diferente do que a outra vez que vimos ele. Ele é mais velho que eu, tem 21 anos. Tá com umas semanas de férias na universidade.
Bem diferente do Maxime, talvez por causa de idade também, mas não é tão simpático quanto o Maxime, não que não seja legal, mas tem um jeito diferente.

Depois do solão do fim de semana, o pessoal na escola se achando um pouco mais bronzeado. Uma colega comparando a cor do braço com um amigo, e brincando que ele tava mais bronzeado que ela. Coloquei meu braço no meio, quase que ela toma um susto com a comparação, bem mais branca que eu, isso porque ela nem é uma das mais claras do grupo.
E se assustou mais ainda quando falei que entre os amigos do Brasil eu sou um dos mais claros...
Oh povo claro... Pele clara, olhos claros, cabelo claro... Boa parte é assim, não todos, mas boa parte.

domingo, 24 de maio de 2009

Brocante

Pra animar um pouco o final de semana, rolou uma brocante na cidade hoje.
Com as devidas explicações: Brocante é uma espécie de feira, em que as pessoas vendem coisas usadas. É um negócio super organizado, e movimentado também.
Ontem passamos no lugar que foi a feira pra ver como estavam organizando as coisas. Tinham marcas no chão com a numeração de cada stand, vimos até o 79, mas hoje chegamos a ver o stand 119... E cada pessoa paga uma taxa pra prefeitura pra se inscrever, não é muita coisa, é mais pra organizar mesmo, quem vai participar, quantas pessoas...

Bem engraçado essa de morar em interiorzão, uma feira dessa vira atração, gente de várias cidades se reúnem, pra vender, comprar, conversar...
Nunca vi a cidade tão movimentada, tinha carro transbordando da cidade, literalmente, os carros tavam parando na beira da estrada, fora da placa de entrada da cidade.
A área da feira tava cheiona de gente, isso porque quando fui já tinham vários vendedores indo embora.
Pra melhorar a zona, um solão, quase que bate 30ºC hoje. Dá falta o ventinho de Natal...

O povo vende de tudo, fitas de vídeo cassete, roupas, brinquedos, livros, louças, cestos, quadros, machados, foices e tudo que é tranqueira imaginável. O pessoal faz a geral na casa e põe o que não quer à venda. E como são coisas que o povo quer se livrar, tudo bem barato.
Mãe comprou uma panela de cobre (3 euros) e um cestinho pra colocar chaves e bagulhada (0,50 euros). Eu e o Gui compramos umas medalhas militares, premiações bobas, todas escritas em alemão, mas acho que são suíças, foram 5 no total, 1 euro cada (por isso que disse que são prêmios bobos, por esse preço...), mas são bem bonitinhas.

Em Junho vai ter outra feira dessa, mas em outra cidade, é costume deles isso, aproveitar o calor pra sair de casa, e pra vender as quinquilharias das faxinas de primavera.

Campos

Geral na casa hoje, poeira que não acaba mais. Não sei como pode juntar tanta poeira...
Provávelmente é culpa da estrada aqui do lado.

Passear de bicicleta, pra váriar. Fomos em direção de Monts Revaux, várias plantações e campos com fenos.
Quando chegamos, tinham montes de fenos soltos nos campos, pros animais comerem. Agora já são rolos de feno sendo feitos, tudo na base do trator. Um trator passa juntando o feno seco e outro passa por cima fazendo rolos de feno.
O pessoal não para, tem que aproveitar ao máximo o verão (mesmo ainda sendo primavera), pois no inverno tem outras preucupações, lenha, animais soltos ou não, alimento estocado pros animais... E o verão é a hora de se preparar pro inverno.
Dá até uma saudade de um pais (região, pra ficar melhor) com "uma estação" só...

sábado, 23 de maio de 2009

Comparações

Educação física mata!
Não chega a tanto, mas dá uma canseira boa. Isso porque é educação física mesmo, não um joga bola pra lá e pra cá.
É corrida, pois no equivalente a vestibular deles cai educação física também. Parece que eles podem escolher entre alguns esportes, mas não pode ser um que você pratique comumente.
Mas o negócio cansa, a gente faz percurssos de 500m, três vezes, e ainda tem que dar uma estimativa do seu tempo antes de começar. A nota vale pelo tempo que você fez mais uma parte pela distância entre sua estimativa e o seu tempo real... Sorte que não presciso passar por isso, faço só pela corrida mesmo.

Estavamos fazenso umas comparações de números hoje. Lure tem 9 mil habitantes, enquanto o CEFET-RN, segundo fontes (amigos), tem 6 mil alunos no total. Só um dos colégios de Natal (só o maior, também) já dá dois terços da população uma cidade "grande" da região aqui.
Outra comparação que deu pra rir, foi a do condomínio que a gente morava com as cidade menores daqui. O condomínio tinha 80 apartamentos, vamos contar ai umas 3 pessoas por apê, 240 moradores. Froideterre tem 300 habitantes.
É, quase que um condomínio bate uma cidade. Mas a cidade manda o condomínio longe se a gente fala de organização...

População de Lure corrigida!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Feriado

Feriadão em casa... De manhã plantamos as flores que compramos ontem e deixamos a frente da casa joinha, ainda tiramos mato de monte. Tudo cresce muito rápido, culpa da primavera... Da primavera, das mais de 14 horas de sol por dia, do orvalho pela noite, além de umas chuvinhas volta e meia.
Vamos ver quando que as flores vão pegar mesmo, e começar a se espalhar.
Pra ajudar a gente ainda, choveu logo depois que a gente acabou o jardim.
Reparando ao redor da casa, várias roseiras, que já estão se enchendo de botões, e algumas flores abertas já. Isso porque no inverno não tinha quase nada, só uns gravetos secos, no meio do muro, entre o chão e a janela. Agora já passaram o batente da janela, dá pra ver o botões da janela, de dentro de casa.

Além do jardim, origamis hoje. Falta do que fazer é fogo, mas ao menos dá pra se distrair bastante, inventando (na verdade, vendo na internet) o que fazer.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Jardim

Eric viajando, volta no fim de semana. Tá no sul, com a família, aniversário do pai dele hoje.
Ele tá aproveitando que tá por perto de todos e indo vê-los mais frequentemente, tem mais que aproveitar mesmo. Quando ele vier, o irmão dele o filho mais velho (do Eric) vêm junto.

Dia de meter a mão no jardim, aula só pela manhã, e feriado amanhã.
Depois do almoço demos uma geral na área que vamos plantar uma flores e fomos comprar flores em Froideterre. Tem umas estufas lá, bem grandonas, cheias de flores e quentes que só o caramba.
Amanhã vamos plantar, aproveitar que tá fazendo uns dias mais quentes (hoje chegou a 25°C !) e plantar, porque parece que vem chuva por ai...

Ontem esqueci de contar, mas fomos no teatro com a escola, ver a peça do grupo de teatro da escola. O teatro fica perto da escola, na praça que teve a competição de escultura com serra. Fomos andando, nós e mais umas duas ou três salas também. Peça legalzinha, deu pra rir um bocado, mesmo sem entender boa parte da piadas. Ainda teve um a mais pra gente, duas meninas da nossa sala tavam se apresentando. E se apresentaram muito bem, todos.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Músicas! (9)

Pois é, as músicas são pra sair na segunda, mas to esquecendo delas...
Dessa vez encontrei clipes liberados, não que sejam grandes coisas, mas os melhores clipes não estão liberados pra colocar em outros sites...
Então lá vão, as músicas da segunda, na terça.

The Fray - You Found Me


Tyro - Toi et Moi


(Essa idéia de músicas é ideal pra dias sem nada de mais pra escrever...)

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Estudos

Dia normal, exceto por uma reunião com o professor de Química/Física. Ele faz isso com todos os alunos, um encontro pra saber se o aluno está no curso que gostaria de fazer (explico melhor no próximo parágrafo), o que quer fazer após concluir o colégio, se os pais estão de acordo com a escolha...
Não sei o rela motivo dessa "pesquisa", mas é bem legal, mostra um maior interesse pelos alunos. E achei mais legal ainda que não fui deixado de fora. Tudo bem que a ficha que ele tem pra preencher, foi ele que preencheu, conforme eu ia falando.
Com os outro alunos ele faz as perguntas e depois fala o que ele acha da pessoa como aluno, se é esforçado, estudioso e por ai vai, mas comigo só perguntou o que ia fazer de universidade, expliquei por cima a idéia do curso e do porquê estar aqui na França e depois conversamos um pouco do que estou achando daqui, mais relacionado à escola, se estou acompanhando, gostando...

Quanto ao ensino aqui, no nível que estou existem 4 divisões, Científica, Literária Econômica e a Técnica.
A técnica é em geral da galera mais baixa, por que a maioria os que fazem o Liceu Técnico não pretendem seguir em uma universidade.
O Científico, que é o que eu faço, é o mais valorisado (rá!). Muitos que querem seguir até pra área de humanas acabam caindo pro Científico, pelo valor que o curso tem, por ser difícil.
Meio sem nexo, fazer o difícil pelo valor que se tem depois, mesmo se essa não é a área que você que seguir.
Quanto aos outros dois tipos de estudos, além de imaginar do que se tratam, pelo nome, só sei que são mais desvalorizados.

domingo, 17 de maio de 2009

Aniversário do Feio

É, Feio é como chamo o Gui... Aniversário dele hoje. Logo de manhã eu e ele fomos na banca/tabacaria aqui da cidade comprar algo pra ele, não tinha comprado nada ainda. Logo na entrada, um cartão de aniversário, de 13 anos ainda, peguei logo e falei pra ele escolher outra coisa. Procura, olha, ele teve a idéia de um chaveiro em forma de mosquetão, de escalada. Eles não tinham, mas achavam que numa loja em Mélisey eles teriam. Lá fomos os dois, de bicicleta procurar a loja. Já até sabia onde era, mas tava fechada, culpa do domingo... Por enquanto ficou só o cartão, mas quarta vamos lá de novo, ver se tem. De noite fizemos uma festinha pra ele, cantamos parabéns e comemos um bolo.

Novamente fomos no Campeonato de Esculturas (vamos abreviar o nome...). Na verdade não tem nada de várias etapas e tal, vou corrigir a postagem de ontem sobre isso. É só isso mesmo, hoje já deram os prêmios e tudo. São dois dias pros competidores fazerem suas obras, então várias das obras que vimos ontem estavam melhoradas e mais trabalhadas hoje. Além disso vários artistas (dá pra chamar disso...) estavam fazendo outras obras. Em média, cada um fez 3 obras.

O cavalo depois de terminado ficou assim, achei essa uma das mais bonitas.

Nem com o cavalo, nem com o anão o cara, que mora em Portugal e até falou um pouco de português com a gente, conseguiu ganhar. Ele acabou ficando em 3º lugar.
Outro anão... Hoje foi o dia pra anões e figuras místicas, parece combinado.
Mais um... Mas sem arma, um anão mais amigável, e feliz! O cara botar um sorriso na madeira, com uma serra elétrica, é manjar da brincadeira mesmo... E mesmo assim ficou em 9º. (Eram 15 participantes)
Uma das obras do campeão. Além do bonita, a idéia foi muito boa, criando uma históia quase. Aos que não pegaram a idéia (eu mesmo demorei a ver o peixe), a escultura é um urso, pegando um peixe que está nas garras de uma águia. Aja idéia, e detalhes!

sábado, 16 de maio de 2009

Competição em Lure

Hoje teve o primeiro dia da Competição Francesa de Escultura em Madeira com Serra Elétrica, em Lure. É mole, até isso tem...
A gente foi lá pra ver como era como era. Vários caras, várias toras, e muitas serras elétricas.
A competição era numa praça, aberta a todos. Cada competidor tinha sua área, um cercadinho pra cada um, questão de segurança também, afinal uma serra elétrica não é um brinquedinho qualquer. Não sei ao certo as regras da competição, mas sei que antes da gente vir embora acabou o tempo deles, ai todos pararam de fazer suas obras e foram prum palco improvisado se apresentar pro público. Tinham caras de vários lugares, uns de até 200km daqui.
Amanhã continua a competição.
Esse cara fez as esculturas mais bonitas, antes de acabar ele ainda mexeu bastante no cavalo, ajeitou a cabeça, as patas da frente, ficou bem bonito.
Praticamente todas as esculturas seguiam a idéia de floresta, animais, águias, ursos... Pareciam um pouco aqueles totens dos índios norte-americanos.

Saindo de lá andamos um pouco pela cidade e passamos em frente de uma Igreja Evangélica. Relembrando a postagem de ontem, mereceu foto a igreja... Nem dá pra comparar com as "Shoppings" Evangélicos do Brasil... Tudo bem que é a igreja de uma cidade de 3000 habitantes, mas mesmo assim...

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Religião

Hoje aconteceu algo bem diferente na escola. Na hora da saída tinham uns 5 velhos, distribuindo o Novo Testamento, espalhados pela área que a gente sai, na rua já, mas de forma que a gente teria que passar por um deles.
Uns colegas (conhecidos, amigos de amigos, por assim dizer), foram lá, pegaram um livro cada um e voltaram até onde a gente estava, rasgando os livros. Fiquei super surpresa com a falta de respeito, ainda mais que a gente tava num lugar que todos os caras viam a gente, ou seja, foi algo pra ser desrrespeituoso mesmo. Além disso ainda ficaram tirando sarro dos caras, fazendo piadinhas de religião e coisas do tipo.
Dava pra perceber que era uma coisa comum a todos, essa vontade de zuar dos caras.
Vários pegavam o livro, mas guardavam no bolso, sem nem dar atenção.

Chegando em casa, contei o caso e o Eric explicou o porquê. Aqui eles não falam de religião, nem têm uma idéia mínima das histórias e como é uma religião, como nós temos. O fato de alguém estar distribuindo o Novo Testamento - ou seja, fazendo "propaganda" da sua religião - já uma ofensa pra eles. Por isso as respostas agressivas, rasgando os livros e tirando sarro.

Depois disso fiquei um bom tempo filosofando em cima da idéia de liberdade que eles têm aqui. O simples fato da pessoa expressar suas idéias religiosas já é uma afronta. Quanta diferença pro Brasil...

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Laboratório

Depois do almoço hoje, um colega me chamou pra jogar baralho. Sempre ando com o Pierre e os colegas dele, mas foi outro colega que me chamou. Ficamos lá, eu, ele e outro cara jogando. Foi bom, pela brincadeira, pela zuação em francês e pela variação de colegas um pouco.

Aula de química, laboratório. Mexemos com altas coisas loucas lá. Na verdade a maioria foi o professor que mexeu, materias tóxicos e tal, é preferivel não passar pra todo mundo.
Introdução à química orgânica, e já fomos pro laboratório testar umas coisas... Uma coisa que seria bom ter feito no CEFET.
Além disso, aqui a gente usa muito microscópio em SVT (biologia), não fica só no teórico, coloca o prático no meio, ajuda que só pra entender as coisas.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Roupas

Aula só de manhã... Passeio de tarde, fomos para Montbéliard. A idéia era um passeio só, mas acabamos passando na Decathlon (loja de esportes, enorme) e acabamos comprando várias coisas.
Ganhei duas camisetas e um um casaco, já era hora, esse tempo todo com só um casaco pra ir pra escola, mais um pouco e ele já ia sozinho...
Foi roupa pra todo mundo, várias camisetas e o Gui ainda ganhou uma raquete de tênis, que foi o presente de aniversário dele, um pouco adiantado.

Dia chato amanhã, até tarde com aula e aulas pesadas de tarde... Fazer o que né...

terça-feira, 12 de maio de 2009

Reforma na sala / Músicas!(8)

Vez da sala ser reformada... E lá tá o Eric, tomando um banho de pó pra lixar o taco da metade da sala que ele tá mexendo.
A sala tá dividida por uma capa de plástico, metade pra uso (ou quase, porque mesmo com a capa enxe tudo de pó), metade em reforma.
Essa semana acho que ele termina a primeira parte dessa metade, ai depois vai faltar colar o papel de parede, pintar e vitrificar o chão. Sei lá quanto tempo ainda vai nessa brincadeira.

E ontem as músicas passaram batidas...
Mas lá vão elas.

Ayo - Lonely

ANAIS - Le premier amour

Esse YouTube tá cada vez mais chato, bloqueando os vídeos...
Sem graça!!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Segundona

Ê segunda-feira... Não é um dia pesado, isso é bom... A aula começa às 9h, e hoje peguei o ônibus das 8h07min, pois é, 8 horas e 7 minutos... E o anterior é às 7h27min... Não sei pra que toda essa precisão, o ônibus sempre atrasa!
Mas hoje foi diferente, nunca tinha pego esse ônibus, sempre pego o mais cedo. E de prêmio, atrasou que só pra chegar, e eu sozinho lá na parada... Já tava quase voltando pra casa e pedindo pra me levarem, porque não ia passar...
Mas passou, e logo de começo, virou pra esquerda, em direção à cidade da escola do Gui, e não à esquerda, direção de Lure. O susto foi tamanho que fui perguntar prum garoto se o ônibus ia pra Lure mesmo. O cara se enrrolou todo, ficou vermelhão, mas falou que era pra Lure... Sei lá se ficou com medo de ter pego o ônibus errado também, ou era só timidez mesmo (voto na segunda opção). Depois de uns bons caminhos diferentes, passando por outras cidades, chegou em Lure, mas ainda fez outro caminho, ai que fui entender, era o ônibus que leva o pessoal do cólegio (nível do Gui, o meu é liceu) e só depois passava no liceu.
Depois de tantas emoções (mentira) cheguei na escola inteiro.

Só pra por mais fotos, e mostrar como demora o dia aqui, fotos da janela do meu quarto.
Tirei hoje as fotos, eram 21h06min quando tirei, e olha o céu claro lá atrás.
Essa árvore parecia morta, demorou que só, em comparação com as outras, pra dar flor, mas tá cheiona agora.
O pôr-do-sol demora muito mais aqui que em Natal. Lá, em uns 30 minutos o céu foi de sol à noite. Aqui demora bem mais, fica o sol lá no horizonte, enrrolando, batendo um papo com a galera...

domingo, 10 de maio de 2009

Dia das Mães

Pois é, a falta de criatividade pra título de postagem tá atingindo níveis extremos...

Mas também, com um dia paradão, não tem muito do que falar.
Manhã em casa, todo mundo dormiu até mais tarde, chegamos do passeio era meia-noite, ontem.
Cortamos a grama do quintal, o Gui cortou a grama da frente e eu da parte da garagem. Tranquilão, cortador de grama à gasolina, tipo aqueles carrinhos de filme, a gente aperta uma barra e ele mesmo anda, ou seja, quase não faz força, só pra controlar um pouco.
Na hora de cortar a grama em frente da garagem, tinha que tirar o carro, que ficou fora da garagem a noite. O Eric: "Ai, Henrique, você corta a grama da garagem... Tem que tirar o carro... Você tira lá ?", opa, na hora!

De tarde o Gui e o Eric foram jogar tênis e eu e minha mãe fomos dar uma volta de bicicleta pela cidade. A cidade é um ovinho, mas dá pra se perder legal até. Passamos por Le Saulcy, imagino que seria um bairro da cidade, e fomos indo. Sei que no meio do caminho, uma placa de fim de cidade, quando vejo, fim de St. Germain. E eu achando que já tava em outro canto mais longe...

Pra não perder o título do post, feliz dia das mães pra todas as mamães!!

Saline Royale

Passeio pra perto de Besançon hoje. Fomos pra lá atrás de um trator, que o irmão do Eric quer comprar (não me pergunte pra que esse trator...).

Um rolo grande pra achar o lugar, o trator num canto, o cara em outro, o cara parado, sem animo pra ir lá, mostrar, vender o trator. Só depois, quando o pai do cara apareceu que a gente entendeu a história. O "cara" era um garoto de 14 anos, apesar de aparentar bem mais, apaixonado por tratores antigos, que tem vários tratores velhos, e vai recuperando eles. O que mais impressionou foi pensar que era um moleque, 14 anos, na 8ª série, que fazia tudo isso. Dois anos mais velho que meu irmão, que a coisa que faz melhor é pentelhar todo mundo.

Depois do trator demos uma volta na região e acabamos encontrando uma área de salinas. Vimos a entrada de uma salina, mas não deu pra entrar muito, já tava fechada, vimos só a área externa e a lojinha. Essa salina, a Saline Royale d'Arc-et-Senans é um Patrimonio Mundial da UNESCO. A gente ainda volta lá pra visitar, com certeza.O sal era muito importante nessa região antigamente, era um dos poucos meios de se conservar alimentos, e por isso era muito caro. Em outra cidade, perto de Arc-et-Sesans, encontramos uma antiga mina de sal (a mina da salina anterior), que hoje é um museu, também fechado por causa do horário. A dita cidade, que demos uma boa volta pra conhecer era Salins les Bains, bonita a cidade, com um estilo diferente do da região em que estamos.

Da mina de sal a gente podia ver dois fortes nas montanhas. Por ser uma área baixa, entre dois cumes, em uma região montanhosa, os fortes ficavam em posições estratégicas para controlar o movimento na região.

sábado, 9 de maio de 2009

Mc Donnald's

Pois é, diazinho chuvoso, direto em casa, sem fazer nada... Feriado de não sei o que aqui, logo, nada de aula.
Mas surgiu um plano de ir no Mc Donnald's com o povo.
Na verdade já sabia do plano, mas com essa chuvinha, e com a pizza que a gente ia fazer em casa, acabei mudando de idéia. Até que o Pierre veio perguntar se eu ia, e que o pai dele ia levar ele. Pronto, planos mudados, ainda bem.

Mais de 15 pessoas no McDonnald's (da galera, isso), mó zona, e sanduíche de rodo. Vários bilhetes de promoção (no verso da nota fiscal do supermercado vem um vale Big-Mac, compra a promoção grande e ganha o Big-Mac). Além dos bilhetes, vários pediram a promoção grande e mais um sanduíche, além do Big-Mac ganho. Nessa aproveitei, um ticket de Big-Mac, comprei uma fritas grande e no meio lá ainda me passaram outro Big-Mac, que aceitei de bom grado. Ou seja, por 2,45 euros (o preço da batata) comi a batata e dois Big-Macs...

Depois do Mc Donnald's fomos prum parque da cidade. Ficamos lá sentado, conversando, um bom tempo.
O pai do Pierre veio buscar a gente e feito o dia.

Amanhã tem jogo de basquete de um colega, dependendo de como estiver aqui em casa, vou com o povo ver o jogo.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Cantina

Colégio o dia inteiro, o almoço é por lá mesmo. O almoço é por lá, mas não é de graça, paga por trimestre, se não me engano.
O rango não é ruim não, segue o padrão de pão, entrada, prato quente, sobresa (não necessariamente nessa ordem...), então o prato principal não é muito, em geral fico com fome ainda, mas já tô pegando a manha de não deixar nada passar na hora de pegar (pão, entrada e sobremesa) e também cair no pão sem pena.
É incrível como o pessoal joga comida fora, quase sempre o prato é uma carne e um vegetal, legumes cozidos, espinafre, batatas, ou algo por ai. Na mesa com o pessoal, sempre tem um que joga a parte "verde" no lixo.

Dia de foto da sala hoje. No meio da aula de história a sala toda saiu e fomos lá pra fora, num gramado, tirar foto. O pessoal aproveita pra zuar nas fotos, cada um com uma roupa mais estranha, chapéu colorido, peruca, colar de flores, valia tudo. Quero só ver como ficaram as fotos...

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Carte de séjour

Fomos hoje dar entrada na minha carte de séjour, a carta de estadia no país.
O meu visto venceu no fim de abril, e de férias não tinha como pedir a declaração da escola de que eu estudava lá. Segunda pedi a declaração, ontem tiramos fotos e hoje fomos na Mairie dar entrada. A mulher não sabia muito o que precisava, falta de costume de fazer isso... Mas deixamos tudo que precisaria lá e amanhã a outra mulher que trabalha lá vê se tá tudo bom e já manda pra Vesoul.
Depois ainda espera um bom tempo, nesse via e volta de papéis, recebe uma carta provisória, faz exames médicos e outras frescuradas, e pega a carta própriamente dita.
Pra ter uma idéia da demora, minha mãe deu entrada nisso em fevereiro, e fez o exame médico semana passada...

Prova de matemática hoje, fiz metade, e olhe lá! Era sobre progressões e produto escalar (produto de vetor em português, eu acho). Fiz só a parte de progressão, que tá bem complicadinha. Ruim é pro pessoal, que precisa de nota realmente...

Estranhão, 9h30min, escrevendo sentado na cama, olhando pela janela e vendo o céu "claro" ainda... Postes todos acessos já, mas dá pra ver a rua fácil.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Español

Aula de espanhol hoje, e logo duas horas. Nunca gostei muito de espanhol, mas aqui a coisa piorou. Não dá pra enrrolar no portunhol... O máximo que eles entendem é o "nhol", o "portu" não vai, ai complica tudo. Dá um nó legal na cabeça. Eu pensando em francês, tenho que passar pra português, e ai então espanhol, nisso várias "enrroladas" vem em francês e não português, ou seja, meleca tudo...

Nunca vi tanta gente com gosto musical que tivesse algo parecido com o meu. O povo conhece Manu Chao (nada de mais, se pensar que ele é francês), gostam de grupos à la Strokes, Jet, Kings of Leon, etc. E hoje uma surpresa maior, mais duas pessoas que conhecem Ratatat! (Contando comigo, conhecia duas, ou seja, dobrou o número!) E nada de forró, axé ou qualquer coisa desse tipo. Apesar de que tem vários que gostam de Rap ou música eletrônica. Fazer o que né...

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Pardon, Merci...

Volta às aula hoje... E minha primeira segunda feira de aula!
Tranquilona a segunda, aula começa às 9h, e acaba 15h30min...
Acho que o tempo em casa deu uma atrapalhada no frânces, duas vezes hoje, eu ia falando em português ao invés de francês e raramente acontece isso.

Uma coisa que já sabia e já tinha reparado, mas acho que tava meio desacostumado, são os "merci" e "pardon" direto. Qualquer coisa que a pessoa faça, olha pra você e pede desculpa. Coisas do tipo de passar na sua frente ou então encostar no seu braço por besteira, tem um "pardon" ou "excuse" em seguida. Com o "obrigado" é a mesma coisa, qualquer besteirinha eles agradecem.
É uma coisa boa, imagino, mas fica meio estranho porque parece uma coisa automática, aperta um botãozinho e ouve um "merci" ou um "excuse"...

domingo, 3 de maio de 2009

Atrações / Músicas!(7)

Passeio hoje, passamos por uma capelinha, no meio do nada, no alto de um monte, super bonita a vista de lá de cima. A capela era pra Saint Basel, não faço a mínima idéia do nome em português.
A história é que na Franche-Comté existe nove fontes de água milagrosas, essa capela fica do lado de uma delas.
Na sequência passamos por uma mina de carvão abandonada. Abandonada em termos, porque tá lá pra exposição agora.
Várias bases de construções, que eu fiquei me perguntando o que seriam na época, cada parafuso grande que só, coisa pequena não era não, com certeza.

Essa foi uma grande minas de carvão, aposentada em na década de 50. Serviu de apoio pra revolução industrial também, imagino que foi criada jsutamente como fonte de carvão para fábricas e tudo o mais que usava carvão na época.
Ela chegou a ser a mais funda da Europa, com 1000 metros de profundidade. A parte que estavamos foi uma entrada, com 44 metros de profundidade.


Tudo aqui vira atração, e atrações sempre com placas e informações. Desde uma capelinha no meio do nada a um antiga mina de carvão, sempre temos informações do local em painéis.

Músicas!

Will.i.am - It's a New Day

Mais um vídeo bloqueado...

Justin Nozuka - After Tonight

Vesul

Aniversário da Mamãe hoje, flores de presente!
Eu e o Gui fomos na floricultura de manhã comprar. Bonitinho o arranje, e quando o Eric chegou do supermercado, um pouco depois da gente, trouxe mais flores...

Pra passear de tarde fomos até Vesoul. Acabamos por visitar um museu de moto que tem lá. Super legal, cheio de motos de trial, de várias épocas, e uma lojona de moto e equipamentos pra moto embaixo. Nisso minha mãe ainda ganhou uma jaquetona e luvas, pra andar de moto com o Eric.
Não sou lá muito fã de motos, mas ainda assim era um lugar bem interessante.

Demos uma voltinha pela cidade, e paramos para beber alguma coisa.
Na volta, passamos em Lure pra pedir umas pizzas. As pizzas daqui são sempre pequenas, foram três pizzas pra nós quatro.

Ainda deu pra dar uma fuçada na internet e procurar uma máquina digital pra mim... Coisa que eu já tava a não sei quanto tempo pra fazer. Daqui a uns 4 dias a gente vai em Lure, em um lavanderia buscar a máquina.
É, numa lavanderia. A gente podia escolher mandar pra casa, e pagar frete, ou mandar pra um dos endereços disponíveis (todos comercias) de graça. A máquina chega lá, e depois vamos lá buscar, como se fosse uma caixa postal, ou algo assim. Meio doido, mas faz sentido.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Churrasco

Ontem fo dia de churrasco na casa do Jonathan (colega que mora em Lure, cidade da escola e pertinho daqui).
Dessa vez o Pierre que foi com a gente, minha mãe levou nós dois pra lá.
Churrasquinho tranquilo, com bem mais comida (sem contar carne) que os churrascos que estava acostumado, mas foi bom.
Ficamos lá, conversamos, jogamos um pouco de basquete na tabela que tem na casa dele, a galera andou um pouco de skate na rua, só na paz.
Tão na paz que resolvemos esticar o churras até a noite, de lá fomos pro McDonald's, onde comi de graça (Rá!) - o Pierre tinha uns tickets vale sanduba, compra um combo e ganha um BigMac.

A noite caiu (já eram umas 21h quando isso aconteceu) a gente saiu do McDonald's e foi prum parquinho da cidade, ficamos por lá conversando e zuando (parquinho de criança mesmo, com casinha, escorregador e essas coisas).

A cada mudança de plano, metade do pessoal ia embora, mas mesmo assim acabamos em uma 7 pessoas no parquinho.

Lá pelas 23h o pai de uma colega chegou pra nós buscar. Já que ia passar por aqui, deixou eu e o Pierre em frente de casa.

Sumiço / Festa

Pois é, todo vivo ainda, meio sumido mas vivo ainda.

A culpa do sumiço foi em parte por falta de tempo e por problemas técnicos, a internet aqui de casa tava (ou ainda tá...) uma porcaria, mas parece que consegui dar um jeito aqui.

Sobre a festa de Terça (28/04). A festa foi no salão de festa de Ternuay, uma cidade a uns 10km daqui (sim, salão de festa da cidade).
Fui com o Pierre, o irmão dele nos levou. Chega lá, todo mundo temático, a festa era tema americano e ninguém me avisou! Tinham uns manos, outros jogadores de basquete... Mas muitos "normais" também, então sem problemas... E, pensando bem, eu era o mais americano da festa! Um monte de europeu se passando por americano e um (sul-)americano no meio.
Se eu achava que o pessoal em Natal bebia muito, o pessoal daqui ganhou ainda... Tudo bem que era festa e a galera manda tudo à merda mesmo, mas tinha de tudo que era bebia, ponche, cerveja, sangria, vodka e outros inúmeros tipos de bebidas com frutas. Era muita bebida, mas também muita gente, pessoal de todo o colégio, convidaram todo mundo que era conhecido, o que foi legal.

Pra resumir bastante (por falta de espaço e também por que não tem pra que contar tudo, né!) a gente ficou lá até de manhã, quase todo mundo tinha levado alguma coisa pra dormir, um saco de dormir ou algo do gênero (levei um travesseiro e um lençol...). Alguns dormiram (fracos!) outros ficaram direto zuando. Sei que de manhã tinha um pessoal limpando tudo, pra devolver tudo belezinha. Dei uma força na limpeza e me juntei ao povo quase apagado, todo mundo tava acordado já, mas ainda assim longe...

Lá pelas 9h o Pierre ligou pra casa dele e a mãe dele veio nos buscar. Cheguei em casa e apaguei, lá pelas 15h levantei e fui almoçar. 23h já tava dormindo de novo. Isso mata (e daí ?!).